segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saber SER Humano



Fala-se tanto em humanidade, caridade, compaixão, amor ao próximo... Não que essas coisas não integrem o ser humano, entretanto não há como negar que a existência de um individuo esteja centrada na pessoa mais importante de sua vida: ele próprio. Então, antes de se comprometer com outrem devemos nos comprometer com nós mesmos.

Na era das grandes tecnologias e inovações, o convívio com máquinas impecáveis têm trazido para o homem uma cobrança irreal, baseada em referências mecanizadas: a busca pela perfeição.
Na raça humana não há e nem haverá a possibilidade de haver perfeição. Equipamentos defeituosos podem ser trocados e substituídos facilmente, entretanto não é esta atitude que tomaremos com um amigo por exemplo.

Hoje quero falar principalmente de amor próprio, respeito a si mesmo, aceitação da não perfeição pessoal, das falhas - principalmente aquelas mais julgadas como erros pela sociedade.
Todo mundo tem em si uma parcela invejosa, mentirosa, ciumenta, desleal - nem que seja em apenas um momento da vida. Não assumir essas falhas para si mesmo é tentar viver uma falsa perfeição o que gera uma cobrança desumana de si.

Seja legal com você, se aconselhe, ouça as palavras de amor do seu coração ao invés de dar ouvidos àqueles pensamentos que tentam te botar para baixo.

Quantas vezes já se viu numa situação de pouca crença em si mesmo, onde a negatividade é soberana ao otimismo? Sabe por quê? Por causa dessa busca incoerente pela perfeição.

Se aceitares que é “ok” falhar, não terás que ter medo, pois por incrível que pareça o próximo tende a ser mais benevolente às falhas externas do que às suas. Deve estar pensando: que loucura! Mas é isso mesmo... Quantas vezes escutamos histórias de amigos absolutamente tristes, frustrados, decepcionados e incrédulos e vemos facilmente uma luz no túnel para eles ou simplesmente temos a impressão de que estão majorando seus problemas? Quando o problema é com a gente, entretanto, diversas vezes não conseguimos ter esta visão. Onde esta a auto compaixão nessas horas?

Gostaria de sugerir uma reflexão sobre esse tema e lembrar que sejam “gente boa” com a pessoa mais importante de sua vida, pois ela é humana, erra e isso não a torna melhor ou pior do que ninguém.

2 comentários:

  1. Xuuu,
    AMO seu blog... de vez em qd me pego lendo ele em plena aula de pós... acredita? Viajei junto com vc agora p Argentina... quase que vivi tudo só por ler.
    Saudades suas... Vai ter Zeca Baleiro aqui na Concha dia 31...

    beijos mil p vcs e se cuidem!

    Lídia

    ResponderExcluir
  2. Xuuuu!!! As pessoas entram em meu blog e eu nem sei... Mas é ótimo saber que consigo compartilhar minhas emoções com amigos, mesmo que virtualmente!!

    Vou colocar mais da Argentina.

    Saudadesss!! Na hora que se mudou pra pertinho de mim eu fui pra bem longe...!! Quando quiser vir aqui é SÓ avisar, viu??

    Beijão!!

    ResponderExcluir