quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aftas


Não é de hoje que essas feridinhas torturam a minha saúde bucal. Desde criança tenho propensão a aftas e uma hipersensibilidade a alimentos ácidos. Na adolescência, quando usei aparelho ortodôntico minha boca ficava em carne viva quando algum ferrinho se desprendia e acredito que a própria reação do metal na boca propiciava mais aftas.

Tive ainda um agravante na adolescência: um “ficante” que me beijava com tanta empolgação que pressionava meus lábios contra o aparelho e MAIS AFTAS surgiam! Vivia falando para ele beijar mais suave, mas não adiantava: o resultado após nossos encontros sempre eram MUITAS AFTAS!! Só preciso dizer que achava ele lindo, gente boa e tinha todo o potencial para um bom namorado, mas não consegui evoluir do status de “ficante” para o status de namorado porque os beijos me geravam tantas seqüelas que davam pesadelo!!

Mais tarde descobri da relação das aftas com o stress e comecei a observar que elas de fato estouravam sempre que estava estressada. Com o ritmo de vida acelerado de quem sempre viveu em cidade grande, posso dizer que convivo com elas, pois é impossível evitar ou eliminar o stress. Hoje já mais atenta as vejo nascer horas antes de uma reunião difícil, por exemplo. O pior que é que não vão embora à mesma velocidade em que nascem.

Já usei de tudo: Albicon, Oncilon, Violeta, bochechos diversos, ameixas salgadas, leite de magnésia, limão (acredite que já me recomendaram até isso) e meu maior alívio chegou quando resolvi experimentar o spray de própolis. Esse não foi indicado por ninguém, pura intuição durante uma viagem, quando estava passando por uma feira de produtos orgânicos. Minhas aftas na ocasião estavam tão grandes que mal conseguia dormir de tanta dor. De lá para cá tenho usado sempre e o efeito cicatrizante é incrível.  

Como ele é muito forte e com uma cor amarela intensa, sempre cubro meus dentes com um pedaço de papel higiênico dobrado para que o própolis só atinja a gengiva ou lábios, evitando manchar os meus dentes branquinhos. Outra dica que percebi há muito tempo é em relação às pastas de dentes. A maioria delas são abrasivas e provocam aftas (no meu caso até a Sensodyne que é super recomendada por dentistas e as Colgates da vida nem preciso comentar). Por isso, não abro mão da pasta de dentes Phillips que tem poder alcalinizante por possuir leite de magnésia. Nas ocasiões que passo longos períodos fora do Brasil, sempre levo um estoque na mala. Quando não encontro a pasta Phillips de jeito nenhum (às vezes ela fica um pouco em falta no mercado) outra opção são as pastas de dentes infantis, que também são mais suaves, como a Tandy por exemplo. Mesmo assim são longe de serem ideais e para mim possuem sabor muito enjoativo.

Na parte alimentar, para quem não sabe o açúcar, as frutas (até mesmo as que não são ácidas, mas PRINCIPALMENTE as ácidas como abacaxi, limão e laranja), a pimenta, os pimentões, os tomates e os vinhos (principalmente os tintos) são um veneno para quem tem essa predisposição.

É isso aí, se você sofre com as aftas como eu, espero que essas dicas lhe ajudem a ao menos amenizar seus efeitos, reduzir a freqüência e agilizar o processo de cicatrização quando elas ocorrerem. Boa sorte!!

2 comentários: