terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ponto Fraco


Foto: Adriana (Teté) Lacerda

Hoje completaria um mês sem álcool... Isso mesmo, completaria, porque não resisti à tentação este final de semana. Recebi uma grande amiga que também adora degustar cervejas especiais e como boa anfitriã levei-a para conhecer o Reduto da Cerveja, local que já descrevi aqui no blog em outro post. Nem preciso dizer que me coloquei numa situação difícil, visto que esta modalidade é justamente o meu ponto fraco quando o assunto são bebidas alcoólicas. Neste último mês estive em diversos casamentos e jantares e resisti bravamente a vinhos e espumantes, mas como já falei em outro post, acredito que é pior ficar se torturando com uma vontade reprimida, então “enfiei o pé na jaca”, feliz da vida, este final de semana. Para completar estou lendo novamente O Clube dos Anjos, livro de Luis Fernando Veríssimo que é uma apologia à Gula e um prato cheio para quem tem um paladar super apurado como eu. Inspiração para cair em tentações? Difícil imaginar que não.

Na quarta à noite saí para um lugar charmosérrimo na capital mineira chamado Café com Letras, onde come-se bem, cercado por livros dos mais variados títulos (todos à venda) ao som de um agradável jazz. Lá me comportei bem e durante a noite me deleitei com um chá de limão, gengibre e mel seguido de um suco de frutas vermelhas. Já na quinta-feira, caí na tentação ao me deparar com inúmeros rótulos ainda não testados no Reduto da Cerveja. Comecei a noite com chave de ouro provando um rótulo especial exclusivo da Estrella Damm chamada Inedit assinada pelo chef espanhol Ferran Adriá. Dispensa comentários... Depois provei (e reprovei) o amargo sabor da tcheca Bernard Celebrations que parece Kronenbier. Após a escolha errada, resolvi ir numa velha conhecida e relembrei o sabor da deliciosa Delirium Tremens, cerveja Belga eleita a melhor do mundo. Para fechar a noite, o forte paladar da escocesa Hardcore IPA (Indian Pale Ale) da Brew Dog,  que me lembrou o Barley Wine da Cerveceria Antares. Garrafas pequenas, repartidas por três pessoas durante longas horas, experiência completamente diferente de quem está acostumado a sentar em um bar e beber litros de cerveja...

Aproveitei que já tinha caído na tentação e prolonguei a concessão para o resto do final de semana. No dia seguinte, em um lugar agradabilíssimo em Ouro Preto, chamado O Passo, com um jardim no estilo provençal, provei o chope artesanal e orgânico da Ouropretana: delicioso. Já no domingo, em Tiradentes, em um aconchegante lugar especializado em cervejas e queijos a tentação foi dupla: queijo camambert e cerveja artesanal de Tiradentes, seguida da Monja Escura, ambas novidades para mim e muito boas.


Peso na consciência? Nem pensar, o final de semana foi divertidíssimo e as cervejas marcaram o reencontro com uma pessoa especial que não via há um ano e meio. Já estou de volta à minha rotina, repleta de arroz integral, verduras e sopas e a contagem recomeçou: será que conseguirei completar um mês inteirinho sem álcool desta vez?

6 comentários:

  1. Oi,
    Meu blog concorre ao TOPBLOG na categoria sustentabilidade.

    Cheguei ao segundo turno, tendo ficado entre os 30 primeiros em todas as apurações e mais do que nunca, preciso que todos votem. Os votos do primeiro turno não contam para o segundo, daí minha insistência.

    Para votar, basta clicar no link abaixo, escolher a opção email, digitar nome-email e depois, confirmar o voto pela mensagem recebida.
    Votos não confirmados, não são computados.
    Pode-se votar de vários emails diferentes.
    As votações encerram à meia noite de segunda.

    http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=19130455

    Um abraço e obrigada,
    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carol!!!

    Vou lá votar agora!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!

    Desculpe se perturbo, mas é que muita gente esquece de confirmar o voto na tal mensagem de recebimento e fica tudo meio perdido...

    Grande beijo e delícia a polenta com quiabo :-)

    ResponderExcluir
  4. De nada!!! Boa sorte, seu blog é muito bom, MERECE GANHAR!!

    Testou a receita?? Estou precisando colocar novas por aqui... Correria de fim de ano...!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. hhmm conheço essas fotos! :) foi uma degustação muito boa! adorei esse lugar! e as cervejas mineiras me surpreenderam! obrigada pela companhia!

    ResponderExcluir
  6. Super roubei as fotos!! Como estão sendo as degustações aí em Floripa?? Já acabou o estoque levado daqui??? Eu que agradeço a companhia, foi muito bom lhe ter por aqui!! Filosofias de buteco com cervejas especiais são as melhores!! Precisamos de um bis!! Beijos!!

    ResponderExcluir