quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aprender a Pensar



Acabei de assistir a este vídeo e adorei a forma como o tema foi colocado nele. Muitas vezes tenho a impressão de que o ser humano está desaprendendo a pensar. No livro A Arte de Escrever, Schoppenhauer discursa justamente sobre isso. Segundo ele, há pessoas que lêem tanto e ocupam suas mentes sobremaneira que não sobra tempo para que tenham pensamentos próprios. Não significa que a leitura não seja um exercício importante e também não faça florescer a criatividade, entretanto, há que se pausar, ler calmamente e permitir que haja tempo para elucubrações acerca do que se absorve. Tantas pessoas dizem ter lido coisas e mais coisas e nos seus discursos não se consegue inferir nenhum tipo de apreensão de determinados conteúdos. Acho que simplesmente passam seus olhos pelas palavras.

Talvez por isso que me divirta tanto nesse blog: é um exercício da análise e reflexão sobre a vida e seus diversos temas. Algo que faço para mim mesma e que é arquivado de forma cronológica, assim, vez ou outra, eu releio textos antigos e faço associações percebendo como estava minha cabeça em dados períodos, o que mudou e o que continua parecido. Notar mudanças é sempre muito bom: em muitos casos sinal de evolução ou simplesmente fim de angústias e dúvidas passadas.

O gatinho do vídeo é o reflexo de muita gente que conheço. Pessoas que infelizmente parecem não refletir sobre suas escolhes. Seres anestesiados pelo que vêem na televisão, fenômeno muito bem expressado no filme The Wall do Pink Floyd, em especial na música Comfortably Numb, que já foi título de texto aqui no blog. Esses exemplos demonstram como a existência de uma crítica contundente acerca da alienação das pessoas há mais de 30 anos e mesmo assim o fenômeno continua crescente. Mais um sinal de que há muita gente que de fato segue rebanhos sem parar para pensar no motivo pelo qual o fazem.

Por outro lado, quem sou eu para criticar essas pessoas? Afinal, o que é certo e o que é errado? Muitas delas vivem felizes em meio às suas alienações. Felicidade não é a meta maior na vida? O que poderia ser mais importante? A ignorância em muitos casos é uma dádiva e evita sofrimentos. O problema é quando ela começa a gerar conseqüências. Tomando como exemplo o vídeo, tantas pessoas tomam litros de refrigerante sem sequer cogitar o quão maléfico este líquido é para as saúde. A parte cruel é a forma como se deixa de ser ignorante num exemplo como esse: adoecendo. Em alguns casos pode ser fatal, em outros um pequeno alerta do corpo. O fato é que normalmente quanto maior a ignorância, maior será a “pancada” que irá acompanhá-la. Como não sentir certa repulsa por esse mercado que vive de construir maneiras de manipular mentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário