quinta-feira, 19 de abril de 2012

Raiz de Lótus



Recentemente dei uma receita anti doença que eu mesma não consegui seguir. Na verdade, onde moro atualmente estão ocorrendo três obras. Uma no apartamento logo acima do meu (acho que estão botando abaixo, porque é martelete e quebra-quebra o dia inteiro) e dois prédios sendo construídos: um ao fundo e outro ao lado do meu. O excesso de barulho inviabiliza qualquer possibilidade de dormir mais e uma gripe acabou me pegando essa semana.

Tenho uma fragilidade nas minhas vias respiratórias desde pequena, quando toda doença mais séria culminava em crise de asma ou bronquite alérgica. De lá para cá, posso dizer que estou 95% curada. O ponto fraco continua existindo, entretanto. Basta cair uma chuva forte e inesperada para eu dar uns espirros.  Se a imunidade estiver baixa, pode ocorrer de acumular secreção nos pulmões, apresentando sintomas como nariz entupido e tosse. Bronquite e asma, no entanto, eu não consigo me lembrar a última vez que tive. Ainda bem!

Tenho certeza que esses sintomas são comuns a muitas pessoas e eles estão fortemente relacionados à alimentação. Atribuo minha cura, longe da alopatia, a todos os cuidados que sempre tive com a dieta. Hoje já não tenho alergia a alimento algum, mas tenho consciência de que aqueles que tive alergia um dia são mais prováveis de me causar algum tipo de sensibilidade. Por isso, procuro consumi-los com moderação. É notável o fato de que sempre que abuso de algum deles o corpo logo dá sinais. A sutileza de manter um diálogo constante com o próprio sistema imunológico é fantástica.

Quem acompanha meu blog já deve ter percebido minha tendência “natureba” e é claro que busco tratar minhas doenças sem a utilização de fármacos. Essa semana minha terapia foi toda à base de raiz de lótus e gengibre. Além de serem ingredientes deliciosos, são poderosos alimentos funcionais. A raiz de lótus, em especial, é excelente contra patologias associadas às vias respiratórias, acúmulo de muco, tosse... Ela pode ser ingerida na forma integral, na dieta, e também na forma de compressas e chás (em doses e associações específicas). Por se tratarem de medicamentos que requerem adequação responsável do uso, considero prudente não postar essas receitas aqui.

Sendo assim, a dica que vou deixar é: se você, como eu, tem seu ponto fraco no sistema respiratório, procure incluir a raiz de lótus na sua lista de supermercado. Não precisa consumi-la diariamente, uma vez por semana ou a cada quinze dias, de forma profilática, está de bom tamanho! Poderá encontrá-la  fresca ou desidratada em feiras, lojas de produtos orientais e naturais. É bem fácil de preparar: pode ser refogada, cozida ou acrescida à sopas e massas. Só para variar um pouco, fica deliciosa quando temperada com óleo de gergelim, shoyu e gengibre (Post: Trio de Temperos Orientais - http://www.beijonopadeiro.com/2012/03/trio-de-temperos-orientais.html). O resto fica por conta de sua criatividade. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Eu adoro raiz de lótus. Ontem coloquei numa sopa, acho lindas aquelas formas e a textura crocante delas. Nessa época de outono é bom comer um pouco, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amoooo!!! Pena que as vezes é um pouco difícil de encontrar!! A partir de Junho começa a aparecer mais... Por isso é sempre bom ter "lotus root powder" em casa para uma emergência. Me salvou da gripe agora!!! =)

    Já parou para pensar na semelhança dela com nossos pulmões?? Toda furadinha...

    ResponderExcluir