quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tá doente? Vá dormir!




Acabei de escrever um texto sobre o sono e agora vou dividir uma experiência pessoal.

Muitas vezes quando o despertador toca pela manhã dá uma preguiça de levantar e isso é supernormal. Em outras ocasiões, quando o despertador toca, sentimos o corpo pesado, como se levantar da cama fosse a tarefa mais difícil do dia. Isso acontece sempre que estamos prestes a adoecer e a melhor coisa a fazer nessa hora é respeitar o nosso corpo. Muitas vezes ignoramos esse sinal, decidimos ser mais fortes do que o peso do corpo, nos obrigamos a levantar e vamos à labuta. A consequência dessa teimosia costuma ser uma semana inteira de gripe ou algo semelhante.

Há muito tempo eu descobri que o sono é o melhor remédio. Diversas vezes quando senti meu corpo amolecer, parei o que estava fazendo, voltei para casa, deitei na cama e dormi. Geralmente acordo zerada! Cancelo reunião, falto trabalho, aula, prova, mas dou atenção aos sinais do meu corpo. Na maioria das vezes, só de dar essa trégua imediata, que o nosso corpo está pedindo, a recuperação ocorre em pouquíssimas horas. Pude comprovar isso em períodos em que houve epidemias de gripe que derrubaram amigos, parentes e colegas de trabalho por dias e a minha não conseguiu se instalar.

Quando o nosso corpo fica mole e pede descanso, devemos respeitá-lo. Se alguma virose está querendo pegar a gente e o corpo dá sinais de que está precisando que você pare de gastar energia com outras coisas para ele poder combater o inimigo, não ignore esses sinais: eles são preciosos. Não estou dizendo aqui para ninguém virar irresponsável, até porque esse tipo de coisa não acontece com frequência, mas afirmo com toda a convicção do mundo que umas horinhas a mais de sono podem evitar o uso de muitos medicamentos e mal estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário