segunda-feira, 21 de maio de 2012

Avelã / Hazelnut


Essa oleaginosa é um dos produtos mais antigos da agricultura, com procedência Asiática e referências chinesas de mais de cinco mil anos, como um alimento sagrado. Os gregos e romanos a utilizavam com fins medicinais. Historicamente utilizada no combate a tosses crônicas, resfriados e queda de cabelo.

A avelã é uma boa fonte de proteína e fibras. É rica em vitamina E, uma série de antioxidantes e fitonutrientes que fortalecem o sistema imune. Ela é rica em arginina: um aminoácido que atua na cicatrização de tecidos feridos, na desintoxicação através da eliminação de amônia do corpo, na produção hormonal e no relaxamento de vasos sanguíneos.

De todas as oleaginosas, é a que contém maior teor de ácido fólico, componente que auxilia a diminuir riscos de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, Alzheimer e depressão. Contém minerais que ajudam a baixar a pressão arterial como cálcio, magnésio e potássio. Além disso, é rica em esqualeno que tem propriedades anticancerígenas e ajuda a baixar o colesterol.

E aí, gostou? Pode ser comida pura, tostada, misturada a outras oleaginosas e frutas secas (mix para lanches), em saladas, na forma de pasta, misturada a cereais, pães e massas... Bom apetite!! =)

2 comentários:

  1. Putz, camila. estou com uns 3 potes de avelãs tostadas aqui em casa, nem imagino o que fazer com elas. Não sou de ficar comendo elas puras, acho o gosto um pouco forte. Fiz pasta e misturei com um pouco de cacau bruto, mas sem açúcar. É gostoso, mas fortíssimo também. O que vc sugere?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kenia!!

      Que luxo!! Onde arrumou tanto avelã??? Aqui é caríssimo, queria eu ter 3 potes!!!

      Eu gosto muito de usar oleaginosas para fazer patês e molhos de salada. Você tem suribachi em casa?? Quando elas estão tostadinhas, ficam quebradiças e dá pra moer no suribachi.. Aí vou inventando. Dois ingredientes que vão bem na mistura é são tofu (você come?) e missô.

      Fora disso, pode usar em massa de pão, bolos... Tem alguma receita de bolo de nozes?? Que tal fazer com avelã e cacau?? Deve ficar uma delícia, nunca testei...

      Ponho nas saladas também, viu o vídeo que postei?? http://www.beijonopadeiro.com/2012/05/salada-prensada.html

      Mande notícias de suas invenções, confio na sua criatividade!! =)

      Beijos!!

      P.S.: Depois quero saber onde é essa mina de avelãs, rsrsrsr!!

      Excluir