quinta-feira, 26 de julho de 2012

Facilidade X Dificuldade

O Professor Tomio Kikuchi tem várias frases famosas, que servem como boas reflexões. Hoje vou citar uma das minhas prediletas: 

"FACILIDADE GERA DIFICULDADE, DIFICULDADE GERA FACILIDADE."

No seminário do ano passado escutei uma derivação da mesma ideia:

"DIFICULDADE EVOLUCIONÁRIA, FACILIDADE DEGENERATIVA."

Adoro essas frases. Retratam a mais pura verdade. Fazem parte da mesma ideia do provérbio que diz: "Depois da tempestade, vem a bonança" ou "Quando Deus fecha uma porta, em outro lugar ele abre uma janela".

A vida é um ciclo, um espiral. É impossível estarmos totalmente bem ou totalmente mal o tempo todo. O que acontece é que vamos permutando de um estado a outro. A sabedoria de viver está em saber justamente que nenhuma condição é eterna e desconfiar dos momentos muito bons, preparando-se assim para os ruins...

As historias de maiores sucesso que vemos na humanidade são frutos de grandes esforços. Nada vem de graça e a superação costuma gerar grandes frutos. Então, se sua vida está um mar de rosas, fique atento e preparado para eventuais mudanças, afinal, não existe mar de rosas que dure uma eternidade. Quando essa mudança ocorrer, não se desespere, foque e promova uma reversão. 

O ideal é buscar mudanças menos drásticas, como um equilibrista em cima de uma corda. Ele não anda linearmente, balança de um lado a outro no seu trajeto. Outras pessoas podem andar em cima de uma corda bamba, caindo e levantando. Em muitos casos conseguem chegar ao mesmo destino final que o equilibrista, mas a que custo? Como chegarão após tantas quedas? A manutenção de um equilíbrio perfeito e constante é uma utopia, entretanto, ficar o mais próximo do centro é totalmente possível... Pense nisso!


2 comentários:

  1. Adorei cada palavrinha...vale para uma boa reflexão!Sou fã da sabedoria oriental e também de tudo que nos leva a refletir, enxergar de vários ângulos....estou sentindo falta de parar e poder ler mais como costumava fazer...lá em Campinas tinha um grupo que estudava o Sufismo, como eu amava participar, cada conto belíssimo e que passava mensagens preciosas e inesquecíveis! Preciso pegar os meus livros e mergulhar naqueles contos aiai

    O blog está cada dia mais interessante, Parabéns!

    Beijinhos, pilha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia!!!

      Grata pela participação...

      Já que comentou que está sentindo falta de ler e estudar vou lhe dar uma dica legal. O movimento macrô aí em Curitiba é fortíssimo. Não tenho endereços, mas posso descobrir e lhe passar!! Conheço um pessoal muito interessante aí... Jovens (adolescentes) e adultos de todas as idades que se reúnem semanalmente para estudar e discutir diversos temas. Acho que vale a pena se informar para conhecê-los. A macrô é muito mais que uma dieta e sim uma filosofia de vida que envolve temas dos mais complexos, as trocas nesses encontros são super ricas!!

      Vou lhe passar uns contatos!!!

      Beijão

      Excluir