segunda-feira, 2 de julho de 2012

Refrigerantes / Sodas

Acabei de compartilhar essa imagem na minha página do face, mas ficou tão pequena que não dá para ler... Aqui fica melhor!! Além disso, como a imagem está em inglês, resolvi criar uma versão brasileira para ajudar os não bilingues... Os índices são americanos, entretanto, a realidade brasileira não está muito longe disso... Está na hora de prevenir para não ter que remediar...

Está com sede?? Não tem um bom suco natural da fruta para refrescar?? Beba água!! Lembre-se que esses sucos de caixinha, são praticamente refrigerantes disfarçados, cheios de corantes, produtos químicos e principalmente açúcar!!!

Resumo dos efeitos causados por refrigerantes: 
  • Dissolvem os esmalte dos dentes: Devido à alta acidez e teor de açúcar
  • Provocam asma (a cada dia 11 americanos morrem de asma, estima-se um gasto de 18 bilhões anuamente nos Estados Unidos devido à asma. No Brasil não é diferente, remédios para tratar a doença são distribuídos gratuitamente em postos de saúde, tamanha a sua incidência.)
  • Provocam urticária e outras doenças cutâneas devido ao excesso de conservantes e sódio que reduzem a biodisponibilidade do potássio.
  • Doenças renais: devido ao alto teor de ácido fosfórico, relacionado à cálculos renais e outras doenças nos rins.
  • Distúrbios reprodutivos: As latas de refrigerantes são plastificadas com um material que contém BPA, este além de cancerígeno, está relacionado a doenças no sistema reprodutivo. (Obs.: 99,9% das garrafas plásticas contém BPA - atenção!)
  • Osteoporose: O alto teor de ácido fosfórico e açúcar que contém depletam o cálcio dos ossos, que sera excretado pela urina.
  • Obesidade: Estudiosos calculam que a cada latinha consumida, o risco de desenvolver a obesidade aumenta 1,6 vezes!
  • Aumenta o risco de Diabetes: Quem consome refrigerantes tem 80% mais chances de desenvolver Diabetes Mellitus tipo II. 10% da verba de saúde americana é destinada a tratar somente esta doença.
  • Doenças Cardiovasculares: 70% das doenças cardiovasculares estão relacionadas a casos de obesidade. Em 2006, mais do que 1 em cada 4 óbitos nos EUA se deram por causa de doenças cardiovasculares.
  • Câncer de mama e cólon: 42% dos casos são detectados em indivíduos obesos.
  • 30% das cirurgias de vesícula biliar estão relacionados com a obesidade.
  • Excesso de açúcar: Vinte minutos após a ingestão seu organismo atinge um pico glicêmico, forçando o pâncreas a produzir uma maior quantidade de insulina. Como é muito açúcar para ser metabolizado, este será estocado no tecido adiposo na forma de gordura. Depois de 40 minutos, a cafeína contida no refrigerante acelera o seu metabolismo e mais glicose é liberada em sua corrente sanguínea. Neste momento os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados, fazendo crescer a produção de dopamina e estimulando os centros de prazer do cérebro. Esta sensação se assemelha à da ingestão de heroína, explicando os efeitos altamente viciantes dos refrigerantes e outros produtos ricos em açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário