domingo, 5 de agosto de 2012

Alimentação Orgânica para a Paz Mundial

Compartilho hoje um ótimo texto recebido por uma amiga, espero que gostem!

Beijos e boa leitura!


Foto do Google Imagens


ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA PARA A PAZ MUNDIAL

"Acho que a culinária é a arte de criar a própria vida. A qualidade de nossa alimentação determina se nossa vida será saudável e se terá um contínuo desenvolvimento ou um progressivo declínio e decadência. Cozinhar é tão vital que cada pessoa de ambos os sexos, deveria ter um bom conhecimento de como selecionar e preparar alimentos básicos diariamente. Esta educação deveria começar em casa assim que a criança fosse capaz de falar e deveria continuar por toda a vida.

Uma culinária adequada é essencial a cada aspecto de nossa vida e determina o nosso destino futuro. Raramente encontramos hoje em dia escolas e universidades que incluam instruções básicas de culinária dentro de seus currículos. Nosso mundo moderno está encarando graves dificuldades trazidas inteiramente como resultado de nossa ignorância da importância do alimento e da culinária.

As necessidades somente se referem às estatísticas que registram o aumento de doenças degenerativas como câncer, AIDS, problemas cardiovasculares, doenças mentais assim como o declínio e desordem social confirmando a extensão dos desafios que nos confrontam como indivíduos e como sociedade.

Um mundo mais saudável e pacífico não sairá de mesas de conferencia, laboratórios científicos, seminários nas escolas ou universidades ou através de negociações internacionais ou discussões. Ele emergirá quando nós começarmos a entender a importância dos alimentos e começarmos a aplicar estes conhecimentos em nossas vidas diárias.

Num senso muito real nós podemos dizer que um mundo mais feliz e tranqüilo começa na cozinha. No centro desta decadência física e social que nos confrontam está o crescimento da consciência de que alimentos orgânicos e técnicas de culinária adequadas é o caminho para reverter este infeliz predicado da vida moderna.

Do constante movimento expansivo de alimentos naturais orgânicos ao interesse emergente entre lideres do governo, da educação, da medicina vemos o crescimento de atitudes realísticas concernente ao alimento e sua relação para o nosso completo bem estar.

É inevitável que a maioria das nações modernas eventualmente mude para uma alimentação mais ecológica e natural. No entanto apenas a substituição de produtos quimicalizados por produtos orgânicos ou a inclusão de poucos itens naturais no cardápio diário principalmente de uma criança em formação, não produz automaticamente as condições necessárias para o desenvolvimento da saúde e bem estar. O que precisamos é um compreensivo entendimento da maneira correta de selecionar, preparar, servir e consumir nossos alimentos cotidianos. Desde que nossa vida depende de comida, nós não devemos aceitar nada menos que princípios dietéticos que são baseados na ordem da natureza e do próprio universo. São justamente estes princípios que a culinária orgânica tem a nos oferecer, não somente àqueles envolvidos no movimento de alimentos naturais, mas para todos os seres humanos.

Através dos princípios básicos universais nós podemos compreender que alimentos adequados para os seres humanos são sob qualquer condição e conhecimento importantes e básicos na criação de nosso próprio destino evolucionário. A culinária orgânica é baseada no alcance e manutenção de um equilíbrio com o nosso ambiente natural. Alimentos cultivados localmente, sazonais devem abranger os princípios da alimentação orgânica:

1)Devemos nos alimentar de acordo com a tradição humana.
Até recentemente a maioria da população mundial baseava sua dieta em torno dos cereais integrais e vegetais cultivados localmente. Com algumas exceções esta tendência era mundial aparecendo nos costumes dietéticos tanto de povos do Oriente como do Ocidente. De fato nós podemos traçar o uso dos cereais como alimento principal de volta as origens da própria espécie humana. Produtos de origem animal, incluindo laticínios eram usados com muito menos freqüência do que no presente e sob circunstancias não usuais.

2)Nossa dieta deve ser ecologicamente baseada  em alimentos que compreendam o esteio de nossa dieta. Devem, dentro do possível, serem cultivados na mesma área em que vivemos. Quando nós começamos a consumir alimentos importados de diferentes regiões climáticas nós começamos a perder a habilidade de responder ao ambiente imediato. Este desequilíbrio geralmente leva ao desenvolvimento de doenças manifestado tanto fisicamente quanto mentalmente ou em ambos os casos. Isto é especialmente verdade no caso onde produtos tropicais ou semi-tropicais são consumidos em climas nórdicos. Assim como sérios desequilíbrios e doenças podem resultar do consumo de alimentos de origem animal pesados por aqueles que vivem em climas mais quentes ou temperados desde que a qualidade destes alimentos é mais adequada para regiões mais polares. Idealmente os alimentos devem ser escolhidos dentro de 300 a 500 milhas de nossa área, no entanto, se isto não for possível a melhor escolha em seguida são os alimentos produzidos em áreas com climas similares ao nosso clima, por exemplo, no caso do Brasil - África e outros.

3)Devemos variar nossa alimentação de acordo com o clima:
A dieta de uma pessoa que vive no Brasil obviamente deve diferir de uma pessoa que vive no Canadá. Climas mais nórdicos (yin) requerem uma seleção de alimentos mais contrativos (yang) com ênfase em fatores mais yang de cozimento. Num clima mais quente (yang) tropical devemos selecionar itens alimentares mais expansivos com o uso de menos sal, pressão e fogo e outros fatores yanguizantes. Nós violamos a ordem ecológica natural de alimentação quando começamos a incluir itens que vieram de climas que diferem do nosso próprio. É possível, no entanto, manter nossa saúde importando alimentos de alta qualidade que tenham sido cultivados em climas similares àqueles que nós vivemos, embora idealmente nossa dieta deva se consistir de alimentos cultivados no mesmo ambiente em que vivemos.

4)Nossa dieta deve variar com a mudança das estações. Hoje em dia a maioria das pessoas consomem uma dieta relativamente uniforme o ano todo. Por exemplo, sorvetes e refrigerantes gelados são freqüentemente consumidos durante o inverno enquanto ovos, carne e outros alimentos de origem animal são freqüentemente consumidos durante o calor do verão. Naturalmente uma dieta deste tipo permite uma pouca adaptação às mudanças das estações. Na culinária orgânica nós tentamos harmonizar nossa condição com estas mudanças de estação enfatizando alimentos mais contrativos e métodos de culinária mais yang durante os meses de frio e servindo alimentos mais expansivos, frescos e ligeiramente cozidos durante o verão.
Dentro do máximo possível devemos basear nossa dieta em alimentos que estão naturalmente disponíveis em nossa própria área e durante uma estação particular e que possam ser estocados de preferência sem métodos artificiais de congelamento, enlatamento ou preservativos químicos.

5) Nossa dieta deve variar de acordo com as necessidades pessoais individuais:
Desde que cada um de nós é único, duas pessoas não podem obrigatoriamente consumir a mesma dieta.
Cada pessoa tem sua necessidade diferente baseada na idade, sexo, época de nascimento, hábitos alimentares prévios, condição e constituição física, tipo de atividade física ou mental e outros. Tudo isto deve ser levado em consideração quando selecionamos e preparamos nossos alimentos diários.

6) Nosso alimento deve ter um delicioso sabor e uma aparência agradável e natural. Através da alimentação orgânica natural nós podemos facilmente manter nossa saúde física, mental e espiritual. Alimentos simples, naturais e de preferência integrais quando devidamente preparados e esteticamente servidos são mais atraentes ao nosso paladar. A culinária orgânica deve ser sempre deliciosa e atraente e se este não for o caso ou se nós não percebemos que está faltando alguma coisa em nossas refeições diárias, significa que a nossa aplicação destes princípios está incompleta. Nesta hora nós devemos nos esforçar para refinar as nossas técnicas de culinária.

Portanto a culinária orgânica não é baseada num certo regime fixo e não pode ser chamada de dieta. Ela é baseada na flexível adaptação da constante mudança de nosso ambiente. No começo podemos achar estranho ou difícil de aplicar estes princípios, mas tenha em mente que não importa o que você esteja comendo você está sempre equilibrando os dois fatores complementares e antagônicos de sua dieta assim como cada aspecto de sua vida. Esta capacidade intuitiva desenvolvida mesmo antes do nascimento potencializa-se e continua através da vida.

A alimentação orgânica nos capacita ao refinamento desta intuição através da aplicação consciente da ordem do universo ou dos princípios do yin e yang. A paz do mundo começa com os alimentos orgânicos que preparamos para as nossas famílias a cada dia."

Paula Savino

Nenhum comentário:

Postar um comentário