quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sopa de talo de couve-flor



Muita gente descarta essa parte da couve flor e do brócolis. Além de ser um desperdício desncessário, é justamente onde se concentram grande parte das vitaminas e minerais destes alimentos. Criei esta receita esta semana e adorei o resultado. Espero que gostem!

Ingredientes:
1 talo + folhas de couve flor
1 cenoura média cortada em cubinhos (do tamanho do milho aproximadamente)
1 cebola média em rodelas finas
1 espiga de milho (retira os milhos da espiga)
3 colheres de sopa de aveia ou de quinoa
2 cogumelos shitake desidratados
Sal Marinho à gosto

Preparo:
Coloca os cogumelos de molho em um copo (água suficiente só para ficarem submersos). Como eles vão boiar, coloca uma colher de sopa em cima para fazê-los mergulhar dentro d´água. Reserva. 
Corta o talo da couve flor em rodelas bem fininhas e coloca para cozinhar em 6 xícaras de água, junto com a cebola. Quando já tiver amolecido (cerca de 30 minutos depois), bate tudo no liquidificador. Retorna para a panela, adiciona caldo do shitake (espreme ele bem) e depois corta ele em tirinhas (descartando o talo se estiver muito duro) e adiciona junto com o milho e a cenoura e cozinha e aveia. Cozinha até engrossar (deixa ferver), adicionando o sal no fim. Vai ficar um creme espesso, nutritivo e saboroso. Esta receita rende de 2 a 3 porções. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Adoro receitas que utilizam talos e folhas, tenho tanta pena de jogar fora... Que tal uma receita com as folhas de cenoura?

    ResponderExcluir