quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tempura de Folha de Cenoura


Esta foto não está muito boa, mas foi a única que encontrei em meus arquivos com a tempura de folha de cenoura, acompanhando uma legítima moqueca baiana, com direito a vatapá e farofa!


Atendendo à pedidos... Lili, segue a minha receita predileta com folhas de cenoura. Além disso, costumo refogá-las com alho: fica uma delícia. 

Quem frequenta restaurantes orientais provavelmente já provou uma tempura. Pode ser feito com inúmeros vegetais, como: cenoura, brócolis, couve-flor, cogumelos, abóbora, aipo, cebola, bardana, couve, salsa, maçã e até tofu (e o que mais a sua criatividade permitir). Com a folha da cenoura fica uma delícia!!

É fritura sim, entretanto, quem tem uma dieta equilibrada e saudável, pode se deleitar com elas, de vez em quando, sem preocupação. Além disso, um tempura bem feito não será tão gorduroso e é um excelente prato para o inverno, trazendo consigo uma energia forte e quente, que ativa todo o corpo ao ser combinado com ingredientes de qualidade.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral 
¼ de colher de chá de sal marinho
1 copo de água gelada
Óleo de gergelim ou de cártamo

Preparo:
Primeiro lave bem os ramos, secando-os completamente. Depois, em um recipiente, peneire a farinha sobre a água, acrescente o sal e misture levemente. A massa deve ser feita logo após o óleo estar no fogo, para haver diferença de temperatura entre a massa fria e o óleo quente.
Coloque 6 a 7 centímetros de óleo em uma panela de tamanho médio em fogo médio até alcançar fervura à 180ºC. Para testar a temperatura do óleo, jogue uma gota da massa do tempura: se ela mergulhar e subir para a superfície rapidamente, borbulhando fortemente, é porque a temperatura está ideal. No caso de tempura de folhas verdes, reduza um pouco a temperatura, para outros preparos, mantenha à 180ºC. Se o óleo esfumaçar é porque está quente demais, neste caso, reduza a chama. 
Molhe apenas um lado dos raminhos de cenoura na massa do tempura e frite até ficar levemente dourado (para vegetais, pode molhar os dois lados). Retire com uma escumadeira e coloque em um prato coberto com toalhas de papel. Se ficarem gotinhas de tempura no óleo, retira-as também entre uma fritada e outra.
Se for fazer uma grande quantidade, deixe o tempura pronto descansar numa assadeira, coberta com papel manteiga, no forno aquecido à 100ºC.

Opcional:
Depois de pronto o tempura pode ser servido com um molho de shoyu com gengibre ralado. Basta misturar 1 colher de chá de gengibre ralado + 1 colher de chá de molho shoyu + 1 colher de chá de água.

Recomendação:
É sempre muito bom acompanhar frituras com nabo ralado. Ele irá neutralizar o efeito da gordura no corpo. Basta lavar o nabo, ralar e servir junto com o tempura... Fica uma delícia misturado com o molho acima!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário