domingo, 2 de setembro de 2012

Festival de Gastronomia de Tiradentes


Sumi um pouquinho, mas foi por uma ótima causa!! Este final de semana tive a honra de participar do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Lá cozinhei com as chefes de Culinária Macrobiótica: Valéria Melchiors e Marilia Bizotto no aconchegante Espaço Gourmet do Ganga Mai, uma loja de produtos indianos, que tem uma charmosa cozinha no subsolo com paredes em pedra. O lugar só abre em ocasiões especiais e eventos e conta com um cardápio minuciosamente preparado: vegetariano e orgânico.




Fotos acima por Valéria Melchiors


Fica a dica para quem curte uma boa comida Vegetariana e for a Tiradentes!! Já que não está sempre aberto, quem quiser informações sobre o funcionamento do espaço, pode me procurar aqui no blog ou ligar diretamente para lá: 032-3355-1180.

O cardápio do sábado foi:
  • Sopa de missô com kabu;
  • Risoto de arroz integral cateto com bardana, cenoura e vagem (com gersal);
  • Salada de alface e rúcula;
  • Brócolis refogado;
  • Crepe com recheio de tahine, tofu e verduras;
  • Tinguensai e acelga refogados;
  • Maionese vegana de cará com pepino, rabanete, cebola e azeitona preta (Me rendeu mega bolhas nos dedos, pois Valéria não se contentou em esmagar no garfo e uma peça do moedor tinha sumido – encontramos depois embaixo do armário. Daí, ela teve a brilhante ideia de passar o cará numa peneira inox bem fininha. Confesso que a maionese ficou ainda mais cremosa, mas não fiquei muito feliz com as bolhas em meu instrumento de trabalho...)
Foto por Camila Lisboa

Foto por Camila Lisboa

Para sobremesa fizemos manjar de arroz integral com coco e calda de ameixa e compota de pêra com kinkam, anis estrelado, cardamomo, pimenta preta e hortelã.

Foto por Camila Lisboa

Foto por Valéria Melchiors

Para beber suco de maçã orgânico ou chá de hortelã.

O melhor de tudo: estávamos hospedadas em uma propriedade belíssima em Bichinho (4km de Tiradentes), com uma farta horta e o privilégio e colher todos os vegetais fresquinhos e orgânicos para a nossa culinária zen. Até mesmo o arroz e o gergelim eram de cultivo local – um luxo!!!

Para completar ainda pude participar de umas boas oficinas de culinária. Destas eu falarei em outro post. Vou ficando por aqui com as fotos do Ganga Mai e de nossas comidinhas...! Tenham uma ótima semana! =)

5 comentários:

  1. Dá a receita do crepe? Fiquei com desejo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,

      Esta receita é da Valéria... Vou me informar com ela se posso divulgar aqui no blog, ok??

      Beijos!!

      Excluir
  2. Judiação, essa cozinha não ser usada diariamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Nem fale...Vontade de morar naquela cidade fofa não falta!!! =)

      Excluir
  3. Ai amiga, tao gostoso seu blog... me da uma saudade sua qnd leio!!!!!
    bjsssssss Larinha.

    ResponderExcluir