quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Maionese Vegana

Foto por Camila Lisboa


Outro dia postei uma receita de maionese que levava ovos... Adivinha? Testei sem e ficou ótima!!

Ingredientes:
1 cenoura média
1 pepino japonês
5 rabanetes
3 carás médios
1 e 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de vinagre de umê (se não tiver usa vinagre de maçã ou arroz e acrescenta uma pitada de sal marinho, já que o vinagre de umê é salgado...)
Sal Marinho

Preparo:
Primeiro faz uma salada prensada com a cenoura, o pepino e os rabanetes, cortados em rodelas bem finas. Deixa prensando por 30 minutos no mínimo (quanto mais tempo, mais gostosa fica). Enquanto a salada está prensando, descasca o cará, corta em pedaços e põe para cozinhar na água com uma pitada de sal. Quando estiver molinho, coa a água numa vasilha (poderá ser reaproveitada para fazer uma sopa) e esmaga o cará com um garfo em um prato de sopa. Depois acrescenta o azeite de oliva e o vinagre, misturando até ficar com uma consistência bem cremosa. Deixa esfriar, mistura com a salada prensada e deixa refrescar na geladeira antes de servir. Rende 4 porções.

Na foto, complementei a maionese com couve mineira refogada com alho e milho cozido. Assim, o prato contém: 1 cereal, 1 folhoso, 2 raízes, 2 vegetais redondos, 1 fonte de gordura mono-insaturada e os temperos. Para decorar usei uma pimenta biquinho, que pode ser usada em maior quantidade na maionese - fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário