domingo, 21 de outubro de 2012

Sistema Linfático

Recebi mais um texto da amiga e colaboradora do blog, Paula Savino, da Ecobrás. MUITO BOM!!!

"Boa tarde Camila,

Entrei no seu blog para ver as novidades sobre a sua viagem e aproveitei para dar uma lida no seu texto sobre o tipo de câncer do Gianecchini então aproveito para complementar as suas informações com um artigo que escrevi há muitos anos atrás baseado nos ensinamentos do Michio Kushi.Paula Savino


Imagem retirada do Google Imagens

LINFA – Regenerando o nosso sistema imunológico


"De uma maneira geral acredita-se, que muitas doenças da peste bubônica até o resfriado comum, sejam causadas por pequenos organismos que atacam e invadem o corpo como verdadeiros exércitos malignos tentando destruir o forte. Muitas pessoas gastam uma enorme quantidade de energia tentando eliminar estes organismos sem realmente compreender as suas reais funções. Existem muitas coisas para se aprender se nos aprofundarmos e observarmos melhor nos assuntos relacionados às infecções, doenças e anticorpos, mas antes de irmos mais longe, precisamos ter um pouco mais de conhecimento acerca do trabalho que o corpo executa.
O organismo humano se consiste de três sistemas básicos e cada um deles lida com um específico tipo de energia ou alimento:
1) O sistema digestivo – respiratório que digere alimentos sólidos, líquidos e gasosos.
2) O sistema nervoso que digere o alimento invisível na forma de vibrações como sinais, sons, pensamentos e imagens.
3) O sistema circulatório excretor. O sistema excretor é composto dos rins e da bexiga que regulam a composição e a quantidade dos fluidos corpóreos. O sistema circulatório trata da circulação do sangue e da linfa. O sangue é a representação da vida sendo a combinação de todas estas energias ou alimentos diferentes – sólidos, líquidos, gasosos, vibrações ou espírito.
O sistema linfático está intimamente relacionado com o sistema sanguíneo. Quando o sangue circula, alguns dos fluidos e outros elementos do sangue vazam devido a enorme pressão a que o sangue é submetido. Este líquido claro, chamado linfa, acumula-se entre as células e os capilares sanguíneos.
O sistema linfático transporta esta substância através de uma rede de pequenos tubos e se reúne com a corrente sanguínea perto da clavícula. A corrente sanguínea é de um modo geral mais yang (concentrada) tendo como função principal transportar as células vermelhas do sangue.  A corrente linfática que transporta um líquido mais fluido e claro (yin) lida basicamente com as células brancas do sangue. As duas fluem em rumos opostos, embora complementares. A circulação sanguínea começa no coração, irradia-se para o exterior chegando aos órgãos mais periféricos de onde retorna. Já o fluxo da linfa começa nos tecidos periféricos e penetra na corrente sanguínea central. Ao contrário da corrente sanguínea, o sistema linfático não possui um órgão central (coração) para bombear a linfa. O fluxo da linfa é garantido por vários fatores como a atividade e contração dos pulmões e do diafragma durante a respiração e dos movimentos dos filamentos e das contrações do intestino delgado. O baço é o órgão mais importante do sistema linfático e ajuda na filtragem e limpeza da linfa e dos fluidos do corpo filtrando substâncias como bactérias e células sanguíneas vermelhas já desgastadas. O baço contribui para a formação de células brancas do sangue (especialmente linfócitos) e para o armazenamento do sangue e sais minerais, especialmente ferro. Ele também produz anticorpos (fatores imunizantes) que são muito importantes para a resistência natural do corpo às bactérias e contribui para a formação da bile. O fígado e o baço são complementares. O fígado é funciona em coordenação com a corrente sanguínea, ao passo que o baço, atua como o centro principal do sistema linfático. O sistema linfático também contém outro órgão principal que está localizado abaixo do coração. Conhecido como timo, este órgão alcança seu maior tamanho na idade de dois anos e depois gradualmente declina até desaparecer completamente. O timo produz células brancas junto com certos tipos de anticorpos.
As amídalas também estão relacionadas com o sistema linfático. A principal função das amídalas é detectar os vários tipos de excessos tóxicos para serem eliminados pelo organismo. Amídalas e glândulas linfáticas inchadas ou inflamadas resultam do consumo excessivo de alimentos refinados e artificiais, refrigerantes, frutas e vegetais tropicais, óleos e gorduras, leite e derivados (animal), açúcar, especiarias e outros alimentos extremos da categoria yin. Nestes casos o sistema linfático começa imediatamente a processar estes excessos visando a sua eliminação, criam-se nas amídalas células brancas sanguíneas suplementares para neutralizar qualquer bactéria nociva que possa formar-se, ao que os sais minerais começam a concentrar-se nestas áreas criando um anteparo destinado à eliminação de ácidos. Neste interem, as amídalas podem inflamar-se e a temperatura do corpo pode subir. Estes inchaços representam uma reação saudável do organismo de localizar, neutralizar e eliminar estes excessos. Se nesta fase a pessoa submeter-se a extirpação das amídalas, a febre e a inflamação podem desaparecer, mas os fluidos tóxicos do corpo continuarão a circular por todo o sistema, daí os órgãos remanescentes se verem obrigados a funcionar muito mais no desempenho da função de eliminação que cabia às amídalas.
O resultado puro e simples é a redução da capacidade do sistema linfático de eliminar os excessos tóxicos do corpo. Uma pessoa neste estado é mais vulnerável a doenças. Seu organismo tem menos capacidade de regenerar-se do que o de uma pessoa que não tenha sofrido este tipo de operação.
Os problemas gerais do sistema linfático podem ser resumidos em dois tipos: O primeiro envolve a expansão ou inflamação dos órgãos linfáticos. Em casos extremos esta condição poderá levar a ruptura das veias linfáticas. Este problema resulta quando o fluido linfático contém muito ácido gorduroso. O outro, é o endurecimento (yang) dos nódulos, órgãos, dutos e capilares linfáticos.
O consumo continuado de alimentos extremos pode produzir uma deterioração crônica da qualidade do sangue e da linfa, criando tipos degenerados de células que poderão culminar em doenças graves como esclerose múltipla, câncer e doença de Hodgkin. Todas estas doenças envolvem um aumento no número de células brancas do sangue; uma diminuição no número de células vermelhas do corpo reflete uma falta de minerais e outros alimentos equilibrados. Nos EUA são consumidos aproximadamente uma média de 4kg por pessoa de aditivos químicos por ano incluindo preservativos, estabilizantes, sabores e cores artificiais. O consumo excessivo de proteínas animais como carne e laticínios e açúcar aumentam em geral de 61 a 70% o risco de câncer linfático enquanto o consumo de uma dieta centrada em carboidratos complexos (cereais integrais, leguminosas e seus derivados - missô, shoyu, tofu, etc. - legumes e verduras) diminui o risco para 30% ou mais. Uma dieta rica em proteína animal combinada com excesso de alimentos que contenham açúcar reduz a capacidade do sistema imunológico, aumenta os lipídios sanguíneos e o colesterol e torna as pessoas susceptíveis a infecções viróticas diminuindo a resposta aos anticorpos.
A falta de compreensão da função das amídalas e de outros tecidos linfáticos como o apêndice e as adenóides, faz com que muitas cirurgias desnecessárias sejam administradas em crianças e adultos.
O consumo excessivo de alimentos extremos de má qualidade compromete a saúde geral do corpo e evita a recuperação do organismo por si mesmo impedindo a manifestação do imenso potencial regenerativo que pode ser alcançado através do consumo de alimentos e vibrações de melhor qualidade."
Texto: Paula Savino - Artigo baseado nos ensinamentos do Prof. Michio Kushi


Nenhum comentário:

Postar um comentário