sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dietas Anti-angiogênicas

Achei esse vídeo muito didático na explicação da formação dos cânceres através da Angiogênese. Vale a pena assistir!

Para mim este foi o dado mais valioso da palestra (Imagem retirada do vídeo deste post)


Entretanto, questiono essa mania dos médicos de quererem buscar fórmulas secretas, alimentos milagrosos e até de quererem transformar alimentos específicos em remédios. Para mim, essa é a repetição de um erro, com uma nova roupagem.

Conheço muita gente que não sabe para que lado atira. Um dia toma óleo de coco, no outro compra gogiberry, depois recorre às uvas milagrosas e não podemos esquecer os tomates mágicos!

Essa ideia de querer identificar esse ou aquele composto em determinado alimento que vai ter um efeito "anticâncer" acaba fazendo uma barafunda na cabeça das pessoas leigas que buscam informações e formas de se prevenirem não somente do câncer, como de outras epidemias patológicas que vêm assolando o mundo. Daqui a uns dias estarão comendo até fezes, porque alguém vai publicar que é cheio de minerais antioxidantes e probióticos (75% do peso seco das fezes é composto por células bacterianas)...

Não existe MILAGRE!! Claro que um tomate é melhor do que um pacote de batatas fritas, mas nada isoladamente gera efeitos milagrosos. Quando as pessoas veem resultados de estudos que apontam que o tomate fez isso ou aquilo, ficam embasbacadas com os números e se esquecem de perguntar o principal: "O que foi feito além do tomate?". Esses resultados não são divulgados... Uma pessoa que se predispõe a acrescentar um tomate na dieta pode também estar comendo alimentos integrais e orgânicos, estar meditando, praticando atividades físicas e inúmeras outras ações, que conjuntamente com o tomate (porque a vida de NINGUÉM se resume a comer tomates!) acabam por gerar efeitos anticarcinogênicos positivos.

É exatamente aí que entra a GRANDE VISÃO DA VIDA, ou Macrobiótica, que olha as causas e os efeitos dos fenômenos naturais e artificiais de forma ampla. Essa visão permite discernir o que é melhor para cada indivíduo. Afinal, tomate pode ser ótimo para alguém e péssimo para outra pessoa... Uso o exemplo do tomate, meramente por ser bastante corriqueiro e muito comentado nas dietas anticâncer, entretanto é só uma ilustração que serve para toda a cadeia alimentar. 

O que quero chamar atenção com esse texto é para que se reflita sobre a inexistência de uma receita de bolo. Somente o autoconhecimento, bem como a compreensão de como ocorre a interação pessoal com o meio circundante, irá discernir o que é bom ou ruim para cada um. A grama do vizinho não é mais verde à toa, existe um motivo para isso. Entretanto, o mesmo adubo que o vizinho usa para a sua grama ficar tão linda, pode vir a matar todo o seu jardim... Pense nisso e vá à busca das suas verdades... É um exercício cotidiano, um caminho sem volta, chamado Auto Educação Vitalícia. 


Neste link é possível assistir o vídeo com legendas em português. Infelizmente não consegui colar o vídeo legendado aqui no blog, mas é só clicar aqui e selecionar o idioma da legenda!


Um comentário:

  1. Amigos, o blog foi classificado para o segundo turno graças aos votos de todos.

    Vamos continuar nessa campanha, votando e divulgando ao máximo para um resultado como o do ano passado, quando esse blog amador e gratuito foi eleito o melhor do país.

    Mais do que nunca, preciso novamente do seu voto. Agora, são só os finalistas!
    Curta no Face, compartilhe e divulgue aos amigos, um blog é feito dos leitores.
    As votações encerram em 10/11 às 14hrs. Você pode votar de quantos emails quiser.


    Para votar, basta clicar no link abaixo, esperar a janela abrir, digitar nome e email no espaço indicado e então, posteriormente, confirmar seu voto pela mensagem de confirmação recebida:

    http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=19130455


    abs,
    Carol Daemon
    http://caroldaemon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir