terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diga NÃO ao Ato Médico


Imagem retirada do Google Imagens

Quem acompanha meus posts, sabe que eu já andei falando em política por aqui (pois para mim saúde e liberdade de escolha estão intimamente relacionadas) e que sou a maior defensora da DEMOCRACIA!! É ainda a única coisa que nos sobra de bom na política deste país de corruptos!! 

Pois então, você sabia que estão querendo cercear o direito de escolha e a liberdade dentro da área de saúde?!? Isso mesmo!!! Você já ouviu falar sobre o ato médico? Mais uma tentativa de roubo da democracia em nosso país. Ontem, fui informada pelo Dr. Zayit Naturopada, que recebeu informações diretamente de Brasília do Dr. Márcio Bontempo que a galera do planalto voltou a mexer os pauzinhos para  violar os direitos humanos na área da saúde. Abaixo carta enviada do Dr. Márcio para o Dr. Zayit, com pedido de divulgação.


Imagem retirada do blog: http://livinhacastrioto.wordpress.com

Zayit, 

ATENÇÃO!! 

Uma manobra ardilosa de ultima hora aqui em Brasília. repasse para todos. 

O Senado Federal, votará o conhecido projeto denominado Ato Médico, supostamente para a - desnecessária - "regulamentação" da carreira médica, na Comissão de Educação, na terça-feira, dia 27. Como imaginávamos, a entrada do projeto de regulamentação da carreira médica (Ato Médico) na pauta da Comissão de Educação do Senado se deu subitamente, ardilosamente eu diria, num final de ano conturbado e à véspera do recesso, com pouquíssimo tempo para mobilização.

O PL em questão firma a reserva de mercado do médico, com limitações de ação para outras profissões de saúde, como nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, etc. e com muito prejuízo para naturopatas, terapeutas holísticos e naturistas, acupuntores e homeopatas não médicos.

A comissão votará o Substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) ao PLS no 268 de 2002 a partir das 11h. A presença maciça de todos os profissionais não médicos interessados é imensamente importante para mostrar a mobilização e o interesse das demais classes envolvidas com essa matéria. O relator do Projeto é o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) e essa não será uma votação tranquila para os médicos.

A participação de todos foi essencial na última votação na Comissão de Constituição e Justiça e na audiência pública ocorridas no primeiro semestre, da qual participamos representando a Federação Brasileira de Medicina Tradicional. Depois desta votação, o projeto vai para a votação terminativa na Comissão de Assuntos Sociais. A vitória neste momento é indispensável. É um momento histórico e a presença de todos é indispensável. 

ESTAREMOS LÁ!!!!
Peço que divulguem.
Marcio Bontempo


Abaixo, um breve resumo sobre o Ato Médico, divulgado pelo Instituto Sedes Sapientiae

O que é o projeto de lei do ato médico: 
•O Projeto de lei 025/2002, que institui o Ato Médico, de autoria do ex-senador Geraldo Althoff (PFL/SC), e o substitutivo apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC), condiciona à autorização do médico o acesso aos serviços de saúde e estabelece uma hierarquia entre a medicina e as demais profissões da área de saúde.

Como nos afeta: 

• Da forma como
se encontra o projeto há uma invasão ao campo de atuação das demais profissões da área da saúde, determinando uma hegemonia aos médicos no trato com a saúde. 

• O Projeto ainda define a preponderância do médico na chefia e liderança das equipes de saúde, como se o saber médico estivesse acima das demais profissões.

Porque dizemos não ao ato médico: 

•Os médicos são nossos parceiros nas equipes de saúde, mas não deveriam ser vistos como profissionais hierarquicamente superiores. Da forma como o projeto se encontra, ele limita ao médico a prescrição terapêutica. E o que é isso? É todo o encaminhamento que se dá ao paciente! Ficariam, todas as demais profissões regulamentadas da área da saúde, à mercê de uma designação médica. 

•Doze, das quatorze profissões da área da saúde posicionaram-se de forma veemente contra este projeto. (Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia).



APOIE, PARTICIPE DA CAMPANHA CONTRA O ATO MÉDICO!


Instituto Sedes Sapientiae

setembro, 2004

Imagem retirada do Google Imagens

Se você quer continuar tento o direito de escolher o profissional da área de saúde com quem vai se consultar, sem precisar de um "aval" de outro médico para isso, colabore com essa campanha! As coisas nesse país do jeito que são, já são burocráticas demais... Imagine se tudo na área de saúde tiver que passar sempre pelas mãos de um médico? Vai ser um caos!!! 

Clique neste link e participe da petição pública PRESIDENTE DILMA, VETE O ATO MÉDICO!

Imagem retirada do Google Imagens

Quer saber mais? Achei esse site com explicações bem ilustrativas sobre o tema na hora que fui buscar as imagens para esse post. Basta clicar aqui!

Um comentário: