quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Educação alimentar para jovens

Mais um excelente texto compartilhado pela colaboradora do blog, Paula Savino da empresa de alimentos orgânicos: Ecobras. Ótimas dicas para a educação alimentar das crianças e adolescentes!

A educação é a melhor forma de promover mudanças sólidas!

Beijos e boa leitura! =)
Imagem retirada do Google Imagens


"ORIENTAÇÃO PRÁTICA DA CULINÁRIA ORGÂNICA PARA AS CRIANÇAS

Quando as crianças entram na puberdade seus organismos produzem uma série de hormônios para o crescimento e desenvolvimento. Estas mudanças podem causar uma mudança de comportamento diferente do usual na tentativa de manter um equilíbrio.

Durante este período elas são atraídas a alimentos externos diferentes dos usuais. É, portanto importante, que prestemos uma maior atenção neste momento a sua alimentação.

Nesta fase pergunte as crianças que tipos de alimentos elas querem consumir e prepare-os procurando usar o máximo de ingredientes naturais de qualidade. Use criatividade e imaginação para preparar uma variedade de pratos atraentes e inclua regularmente em suas dietas pratos mais ricamente preparados feitos com uma variedade de ingredientes em ordem de competir com os alimentos não saudáveis que a maioria das crianças consome hoje em dia. Se os alimentos oferecidos forem muito simples e de aparência sem graça ou carentes de variedade, elas não se sentirão atraídas e irão procurar por outros tipos de alimentos.

É importante também que elas possam também consumir um volume adequado de alimentos, pois durante a puberdade elas crescem e se desenvolvem muito rapidamente e são muito ativas e quando saudáveis tem um grande apetite.

Prepare alimentos de fácil preparo, pois se elas estiverem famintas e o alimento não estiver disponível será difícil para elas aguardarem por um alimento que ainda vai ser preparado e sairão em busca de algum lanche qualquer para preencher a fome imediata. Quando a refeição já está pronta quando elas chegam da escola, elas ficam menos ansiosas e comem menos.

Alguns pais costumam visitar a escola de seus filhos e reportam a direção os seus interesses e informações sobre uma alimentação mais natural e equilibrada. Eles levam amostras de alimentos naturais para os estudantes experimentarem e discutem a importância de uma dieta equilibrada com os alunos e professores. Mesmo quando a criança já está no 1º ou 2º grau os pais podem conversar com o diretor principal da escola e requerer que alimentos de qualidade ou pratos vegetarianos sejam incluídos no cardápio diário.

Cada pessoa envolvida ficará provavelmente surpresa de saber que muitas crianças acolhem bem a opção de uma dieta mais natural. Esta é uma forma dos pais mostrarem para as crianças o quanto eles se preocupam com eles e seus colegas.

Durante a adolescência as crianças se tornam mais independentes e algumas crianças já tem ideias sobre o que elas gostariam de incluir em seus menus diários. 

Os pais e professores devem envolvê-los na culinária e no planejamento do cardápio. Pergunte o que eles o que gostariam de fazer e envolva-os na seleção dos alimentos e da preparação que os tornarão mais atentos e interessados nos assuntos relacionados à alimentação.

É importante também que elas aprendam a preparar alimentos básicos de forma que eles possam se virar quando estiverem viajando ou dormindo fora de casa. Ofereça as crianças uma mini aula de culinária e mostre a elas como preparar alimentos básicos como cereais integrais, sopas, feijões e seus derivados, macarrões, vegetais, saladas, sucos de frutas e sobremesas simples.

Considerações importantes para orientação das crianças com relação à culinária orgânica:

1) Leve as crianças ao supermercado ou lojas de produtos alimentícios que comercializam alimentos orgânicos e demonstre como se escolhe alimentos orgânicos e naturais de alta qualidade. Ensine-os a ler os rótulos para identificar o que eles vão ingerir e explique porque certos alimentos são mais adequados enquanto outros devem ser evitados.

2) Mostre como a cozinha deva ser mantida em ordem. Ensine as crianças porque a manutenção de limpeza da cozinha é importante para a saúde e bem estar de todos. Incentiva-as regularmente a ajudar com as tarefas simples da cozinha como lavar pratos, varrer o chão e guardar os utensílios.

3) Ensine-as a lavar os alimentos e porque a limpeza adequada dos alimentos é um primeiro passo importante na culinária.Deixe-as experimentar com uma supervisão para que elas aprendam a tratar o alimento com cuidado e respeito.

4) Mostre para que serve cada utensílio e como usá-los de maneira  adequada.

5) Ensine-as os diversos cortes dos vegetais através de técnicas básicas e a como usar uma faca de maneira adequada e segura e como amolar a faca.

6)Ensine-as a preparar pratos básicos de cada categoria de alimentos.Comece com pratos simples e gradualmente progrida para pratos que envolvam maiores preparações.Explique claramente e demonstre cada passo do processo de culinária e deixe-as tentar fazê-lo por elas próprios com supervisão e direção quando necessário.

7)Ensine-as a preparar pratos básicos medicinais e como fazer preparações medicinais simples como chás e bebidas medicinais e também emplastos e compressas medicinais externas.

8) Ensine-as a balancear a energia de cada alimento.A compreensão da energia dos alimentos, talvez seja a ferramenta mais importante de todas.Estes princípios podem ser explicados de maneira muito simples usando exemplos de alimentos na cozinha. Explique que a alma da culinária orgânica está na criação da harmonia em nossas refeições equilibrando estes fatores primários.

Idealmente a escola do futuro deverá servir alimentos orgânicos e naturais equilibrados preparados diariamente de acordo com os princípios da culinária orgânica. Os chefes de cozinha serão selecionados entre pessoas que tenham estudado a culinária orgânica e trabalharão com os pais na determinação do planejamento do cardápio diário. A preferência da escolha de alimentos orgânicos cultivados localmente também contribui para a saúde e bem estar de toda a nação.Paula Savino - Ecobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário