Em setembro, quando voltei do Festival de Gastronomia de Tiradentes, escrevi um post prometendo uma receita de focaccia, que aprendi em uma oficina que participei por lá. Pretendia testá-la antes de postar aqui no blog, mas com tanta correria de trabalho, faculdade e viagens, acabei não tendo tempo...
Foto tirada durante a oficina em Tiradentes
Ontem recebi um e-mail de uma leitora me cobrando a receita... Então, primeiro vou me desculpar pela demora e vou postar aqui, mesmo sem ter testado, o passo a passo, que copiei durante o curso com o Padeiro Chef Máster - Marcos Carnero. Só preciso dizer uma coisa: A MELHOR FOCACCIA que já comi na vida e não contém açúcar. É de farinha branca, afinal o charme da receita é a sua leveza (que contem 70% de água). Marcos disse que dá para fazer misturando a farinha integral, mas não testei para saber o resultado... Entretanto, por ser algo que faria em ocasiões especiais, não vejo problema em usar farinha branca, principalmente sendo orgânica. Como sempre digo por aqui: uma coisa é a rotina, outra coisa é a exceção!
Se alguém fizer, por favor, me mande o feedback, se possível com fotos, ok?!?
Beijos e aproveitem que é uma delícia!!!
ATENÇÃO: Você vai precisar de no mínimo 4 horas para fazer esta receita, logo, reserve tempo...
Ingredientes:
35g de fermento biológico fresco (em bloco) ou 10g de fermento biológico (em pó)
750ml de água mineral gelada
1kg de farinha de trigo branca orgânica (neste dia ele usou a Farinha de Trigo Manitoba da Molino D´oro)
Azeite de Oliva
Sal grosso (de preferência Sel de Guérande - o melhor do mundo, já falei sobre ele aqui no blog)
Alecrim fresco
Foto por Camila Lisboa
Preparo:
Mistura 500g da farinha com o fermento e vai adicionando a água aos poucos. Depois deixa a massa descansando por 30 minutos, coberta com um pano.
Depois de 30 minutos, tempera a massa com 2 colheres de azeite de oliva, uma pitada de sal grosso e um "toque" de alecrim (ainda vai ter mais, agora é só para aromatizar a massa).
Agora, acrescenta mais 500g de farinha à massa. Estica a massa de baixo para cima, abrindo e fechando-a, como se estivesse dobrando um guardanapo.
A massa tem que ficar com a consistência do lóbulo da orelha, uniformemente. Quando chega nesse estágio, coloca a massa para descansar por mais 40 minutos.
Depois estica a massa numa assadeira untada com azeite, com uma espessura de 2,5cm. Tempera com azeite de oliva, alecrim e sal groso a gosto (neste dia temperamos uma assim e outra com uma caponata que fizemos com outro chefe).
Agora deixa a massa crescer por 30 minutos na assadeira, antes de levar ao forno.
Obs.: Nada de deixar a massa crescer "abafada". Sempre à temperatura ambiente, neste dia estava bem frio, inclusive - fim do inverno em Tiradentes...
A massa crescendo antes de ir ao forno (foto por Camila Lisboa)
O forno:
Pré-aquecer o forno à 260 graus antes de colocar a focaccia. Ela deverá ficar assando por 18 minutos. A temperatura inicia em 260 graus e vai sendo gradativamente reduzida até 180 graus ao longo destes 18 minutos. Depois disso, é só tirar do forno, desenformar e se deleitar...!
Saindo do forno (foto por Camila Lisboa)
Hora de provar! (foto por Camila Lisboa)
Observação:
Você pode optar em deixar o pão fermentando por 12 horas. Neste caso só precisa usar 2g de fermento biológico (em pó) para 1kg de farinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário