segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dietas Milagrosas


Imagem retirada do Google Imagens

Ontem me enviaram por e-mail esta matéria de revista perguntando se eu conhecia o produto com efeito emagrecedor descrito nela e qual era a minha opinião. Achei que a resposta merecia ser compartilhada aqui no blog, uma vez que outras pessoas podem estar curiosas sobre a minha opinião acerca do tema.

Primeiro de tudo, não existe almoço grátis! Sempre falo aqui que tudo que tem frente tem dorso e quanto maior a frente, maior o dorso. O produto promete milagres e DIZ não ter efeitos colaterais... Acontece que por ser um produto novo, não há como saber se ele não provocará um efeito colateral futuro.

Outra coisa me preocupa: Quem julgou que não houve efeitos colaterais? Sinceramente, não confio no julgamento de muita gente. Conheço pessoas que sofrem de dor de cabeça, cólica, acne, problemas intestinais e outros, que não fazem nenhuma associação de suas patologias aos seus hábitos de vida. Pessoas que dizem ter enxaqueca, mas bebem todos os finais de semana... É apenas um, dentre vários exemplos!

É comum que as pessoas achem que seus sintomas surgiram magicamente e não os associem aos hábitos que podem tê-los criado. Quem me garante que não é o caso deste medicamento milagroso? Infelizmente exames laboratoriais são insuficientes para detectar muitas doenças (caso contrário, tantas pessoas não seriam surpreendidas por doenças sem aviso prévio como aneurismas, cânceres, infartos...).

A principal questão é a seguinte: esta matéria nada mais é do que um ANÚNCIO COMPRADO PELO FABRICANTE DO PRODUTO, disfarçado na forma de matéria. Observe que todas as vezes que o nome do produto aparece ele está lincado com o site oficial do produto. Para piorar a situação, a matéria não está de acordo com o próprio site do fabricante. Diz que não tem contraindicações e o rótulo do produto deixa claro que é contraindicado para gestantes, nutrizes e crianças. A matéria da revista diz que quem consome o produto não precisa mudar em nada os seus hábitos alimentares, enquanto o rótulo do produto diz exatamente o contrário...

 O QUE DIZ A MATÉRIA:
 O QUE DIZ O RÓTULO:

Fitoterápico? Conversa para boi dormir!!! Todas as piores drogas do planeta vêm de plantas!!! Logo, o fato de sua matéria prima ser uma planta, não traz garantia alguma. Nem eu e nem a maioria das pessoas que está lendo isso aqui é mestre em farmacologia para saber exatamente do que se trata o tal Psyllium (Plantago  Ovata). Entretanto, todo mundo sabe que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Agora, em se tratando de um produto novo e desconhecido, como saber julgar a dose certa?? Pode ser uma como podem ser dez!!!

Enfim, nem preciso dizer que sou TOTALMENTE CONTRA este e qualquer produto que venda milagres. Simplesmente, pois estes não existem em termos biológicos... Algo que se diga ideal para QUALQUER PESSOA fere de cara o princípio da individualidade bioquímica, que prega que cada indivíduo possui características únicas e portanto deve receber tratamentos (seja para emagrecer, para a pele ou para tratar de doenças) individualizados...

Espero que reflitam sobre isso e pensem duas vezes antes de submeterem seus corpos à tratamentos novos e imprecisos. Sobre emagrecimento, já falei aqui antes: o que engorda é a matemática, mas é possível emagrecer sem passar fome!

Beijos e boa semana a todos!

Um comentário: