segunda-feira, 18 de março de 2013

As avós que a vida me deu

Acabo de me dar conta que nas últimas horas me deleitei com leituras de familiares... Que privilégio! Nada programado, as leituras vieram até mim...

Imagem retirada do Google Imagens - Homenagem à bronzeada Vovó Verena

Comecei por um livro de poesia, de um primo que jamais soube que escrevia. Fiquei sabendo da novidade do livro no sábado e prontamente adquiri um volume, o qual devorei em uma sentada. Poesia é interessante, pois através da sutileza de poucas palavras, pode gerar devaneios, aflorando a sensibilidade da gente para buscar entender o que não está escrito, as entrelinhas... Alexandre, parabéns pelo entusiasmo com as artes escritas: keep it up!

Imagem retirada do Google Imagens: homenagem à malhadora Vovó Ondina

Após a conclusão do livro de poesias, dei de cara com uma publicação que recebi no sábado, em cima do móvel da sala. Trata-se de um livrinho elaborado como homenagem das filhas à uma mãe para celebrar os seus 90 anos. Nele estão reunidos relatos de familiares (das mais diversas gerações) e amigos com histórias das mais divertidas e variadas. Que delícia de leitura e que riqueza é a vida quando somos repletos de pessoas queridas e uma família que nos traz referências de existência e muito mais!

Imagem retirada do Google Imagens: homenagem à eterna criança Vovó Teresinha

Há uns anos escrevi sobre as minhas avós, em posts que chamei de Vovó que Beija o Padeiro e Santa Verena. Este sábado foi o aniversário de outra avó, na verdade tia-avó, mas que sempre fez questão de estar tão presente em minha vida que se igualou à condição de avó. Quanta sorte tive eu nessa vida, além das mães de meus pais, Deus ainda me abençoou com mais quatro: Vovó Ondina, Vovó Teresinha, Vovó Iza, Vovó Tereza Oliveira (precisa do sobrenome para diferenciar...). Assim, apesar da vida ter me levado precocemente duas delas: Verena e Teresinha, ainda tenho Lícea, Iza e Ondina para alegrar minha vida, as três sendo grandes exemplos de longevidade, com mais de 90 anos e Vovó Tereza que certamente chegará aos 90 também!! 

Imagem retirada do Google Imagens: homenagem à Vovó Lícea e seus eternos crochês e tricôs


Todas elas são exemplos de pessoas que beijam/beijaram o padeiro e certamente tem/tiveram grande influencia em minha formação. Vovó Teresinha, uma eterna criança. Competia com os melhores shoppings da cidade com as suas belíssimas decorações de Natal e viajava incansavelmente para a Disney com a desculpa de que ia levar os netos para passear... Vovó Verena, uma pândega – palavra que só escutei ela falar na vida e que é definitivamente a sua cara: formidável, formidável... Encho-me de orgulho toda vez que alguém me diz que sou parecida com ela! Vovó Lícea, com a personalidade mais forte de todas, cheia de regras e ideias fixas, soube educar os netos como ninguém, sem deixar que seu temperamento forte abalasse sua alegria de viver. Vovó Iza, não engana ninguém com aquele corpo magrinho e aparentemente frágil, possui uma força impressionante e forte personalidade, sabendo driblar as adversidades da vida de forma invejável, sempre doce e prestativa. Vovó Tereza é outra mulher de grande personalidade, opiniões próprias, super independente, forte e ao mesmo tempo sempre presente, atenciosa e fiel. Vovó Ondina, exemplo de superação, alegria e como colocou Larissa em seu depoimento, uma autêntica tudóloga – sabe tudo de tudo! Só um resuminho dessas grandes personalidades, que juntas pincelaram de forma definitiva o quadro de minha vida. Meu eterno agradecimento!!!


Imagem retirada do Google Imagens: homenagem à Vovó Iza cercada de netos de todas as idades



Imagem retirada do Google Imagens: homenagem à Vovó Tereza Oliveira, sempre elegante: a primeira avó motorista que conheci e que marcou meu conceito de avó moderna

3 comentários:

  1. Pilha,
    Emocionante o seu depoimento. Achei lindo!
    Beijos do Tio Coruja. Uncle Owl para não perder o costume rsrsr)

    ResponderExcluir
  2. Pilha querida, você não poderia ter definido melhor essas mulheres tão queridas...três delas que eu tive e tenho a opotunidade de conhecer e conviver, eu concordo e posso comprovar inteiramente tudo que você colocou aqui...e como as admiro pela história de vida que construiram...verdadeiros exemplos de vida tantos nos valores como na alegria e sabedoria que nos transmitiram.

    Amei o: "a autêntica tudóloga" para a nossa incrível Ondina, uma definição perfeita e adorável como ela....sempre considerei ela e o meu pai as pessoas mais sábias, adoráveis e equilibradas do mundo...mestres na arte de aconselhar sem impor, ajudar sem cobrança e abertos para um bom diálogo....fortes e presentes sem jamais perder a ternura...o Norte que todos deveriam ter na vida...somos pessoas de sorte.

    Beijinhos no coração e parabéns pelo post..você sabe o quanto te admiro e te quero bem, né?! ❤

    ResponderExcluir
  3. Linda página, belo texto, Camila! Também me emocionou... Vc leva jeito de "escritora", viu menina? Bjos e parabéns!

    ResponderExcluir