terça-feira, 30 de julho de 2013

Galapágos

Estou de volta com mais posts sobre a minha viagem para o Equador...

O que falar sobre Galápagos?!?

Primeiro: a realização de um sonho de criança. No dia que estudei sobre Darwin e a evolução das espécies no colégio sabia que um dia iria a Galápagos conhecer os cágados gigantes!!


Chegando lá, vi muito mais do que cágados gigantes. Vi centenas de leões marinhos, tartarugas marinhas enormes, arraias gigantes, pelicanos, falcões, albatrozes, espécies que nem sei o nome em português como Nazca Boobie e Blue Foot Boobie, iguanas marinhas, lagartixas, pinguins, pelicanos, inúmeras espécies de pássaros...! A vegetação também é única, plantas e flores que nascem de pedras (lava vulcânica) e uma mistura ímpar de aridez com céu e mar. As cores e texturas são incríveis!!


Galápagos é um arquipélago praticamente virgem. As regras de visitação das ilhas, que são parques nacionais, são bem severas de forma que toda a visitação é absolutamente monitorada.

Os barcos tem roteiros planejados com um ano de antecedência, que são organizados de tal maneira que nenhuma ilha tenha muitas visitas em um dia. Quando existem dois grupos (no máximo 10 pessoas cada) visitando uma mesma ilha, é preciso que fiquem a pelo menos 25 metros de distância um do outro.


Por todas essas regras, os animais não sentem a visita humana como ameaça. E é isso que faz a experiência tão incrível! Podemos observar os animais na forma como eles vivem naturalmente. Eles não deixam de fazer nada por estarmos por perto, não se sentem intimidados.


Era estação de reprodução então tive a sorte de ver o ritual de acasalamento dos albatrozes e dos blue Foot boobies (os da patinha azul). Vi leão marinho recém nascido sob vigília da mãe (esta é a única situação que é perigoso chegar perto, nas primeiras semanas a mãe ataca qualquer um que se aproxime de seu filhote). Vi animais caçando e também se escondendo de suas presas.


Lá você pode observar claramente a evolução das espécies. As iguanas são pretas pois ficam quase imperceptíveis em cima da lava vulcânica. São as únicas iguanas que nadam, pois precisam buscar seu alimento no mar, uma vez que em seus habitats muitas vezes só há pedras. Alimentam-se de algas marinhas, esquentam-se ao sol, mudam a cor da pele no período de reprodução... 


Isso para mim foi um sonho! Nunca gostei de zoológicos, pois morro de pena dos animais fora do hábitat natural deles. São animais tristes, sem brilho nos olhos (até as feras, são apáticas).

Ir para Galápagos, é entrar num cartão postal por 24 horas e no meu caso, por 8 dias. Qualquer lugar que você olhe é digno de foto!

É um paraíso para apreciadores da natureza, fotógrafos, mergulhadores, amantes do mar...!


Eu pessoalmente, não sou nada fã de água gelada e mergulhei apenas um dia. Mas o pessoal no barco, mergulhava duas vezes por dia. Lá até os tubarões vivem em harmonia com o homem e não há casos de ataques! O pessoal todo que estava no barco comigo nadou com tubarões! Como a agua eh cristalina pude observar por fora, muita coisa sem congelar o meu corpo! 


Enquanto o pessoal mergulhava, aproveitava para esticar minha canga para esquentar o corpo no sol e ler um livro. Essa época do ano é inverno nas ilhas (e verão no continente) e por isso faz um vento friozinho. Logo, esticar no sol era um programa delicioso para mim! Dei uma de leão marinho, afinal é o que mais se vê nas areias e pedras do arquipélago. 


Existem 3 cidades na ilha, das quais eu só conheci duas. Vilas pequenas onde os animais têm livre acesso. Em Santa Cruz achei o máximo um tobogã construído no píer para os leões marinhos. Lá, a peixaria era hilária, cercada de pelicanos e leões marinhos atacando os peixes. Se fosse no Brasil acho que a vigilância sanitária proibiria o funcionamento... E os bancos das praças?! Tanto na ilha de San Cristobal, quanto em Santa Cruz, eram espreguiçadeiras dos leões marinhos!

Em nenhum roteiro é possível conhecer todas as ilhas do arquipélago, por alguns fatores limitadores, principalmente a distancia entre elas e o fato de que a visita é absolutamente proibida em diversas.

Pessoalmente, amei o meu roteiro. Teve um pouco de tudo: trilha, mergulho, ilhas áridas, ilhas com vegetação, ilhas de terra vulcânica no lugar de areia, completamente alaranjada, cores incríveis de água do mar, cactus, animais, lava, túneis de lava vulcânica... Abaixo a lista dos lugares onde estive durante meus 8 dias no arquipélago:
1. Chegada no aeroporto de Baltra. Almoço no barco e passeio pela tarde em Bachas Beach, na ilha de Santa Cruz. Agua azul turquesa, cristalina, mergulho e o ponto alto dessa ilha foi observar longamente Flamingos no lago.
2. Pela manhã Sullivan Bay na Ilha Santiago e Ilha Bartolomeu de tarde
3. Pela manhã Espumilla Beach e à tarde bucaneer cove e Egas Port ambos na ilha Santiago (contornamos a ilha)
4. Ilha Rábida pela manhã e Sombrero Chino pela tarde.
5. Museu Charles Darwin e crateras gêmeas na ilha de Santa Cruz (foi lá que vi os cágados gigantes).


6. Ilha Floreana: lá visitamos várias partes: Devil's crown, cormorant point, baroness viewing point e post office Bay. Além da beleza natural e animais, neste lugar entramos num túnel de lava vulcânica com lanterna. É uma experiência incrível o silencio e o escuro absoluto lá dentro. Uma paz...! Minha vontade era de passar uma hora inteirinha meditando lá dentro, mas como estava com um grupo, foi possível apenas uns 5 minutos de total silêncio e escuridão.
7. Ilha Espanhola: Suarez Point, Gardner Bay e Osborn Islet. Essa ilha para mim foi a mais impressionante de todas!! Beleza natural entre formas, cores e texturas incríveis e muitos, muitos pássaros. Foi a ilha que mais gostei de todas!
8. Interpretation Center em San Cristobal e depois hora de partir, pois lá também tem um aeroporto.


Os lugares que não especifiquei o que vi é porque, apesar de serem únicos e maravilhosos em termos de beleza, não tem um animal especifico ou detalhe que tenha chamado mais atenção, para eu destacar. Em todas as ilhas tem muito para ver e cada uma carrega algum detalhe único, lindo e específico.

Meu foco maior era ver os cagados gigantes, mas no fim esse passaro foi o que mais me encantou em toda a viagem. Nao eh lindo?

Nem preciso dizer que SUPER RECOMENDO essa viagem, né?!? Só não digo que recomendo de olhos fechados, porque com tanta beleza é essencial manter os olhos BEM abertos!!

P.S.: Editei a postagem, que foi feita no celular, em um computador cujo teclado eh americano e nao acentua. Por isso, em algumas partes do texto esta um pouco estranho, ok? Quando puder farei as correcoes... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário