quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Quito - primeira parte

Nada contra o resto do Equador, mas é que depois de Galápagos, fica difícil um lugar se igualar... Logo, se você planejar uma viagem pro Equador, não deixe de ir a Galápagos, nem que seja apenas por 4 dias. Foi, sem sombra de dúvidas o ápice da viagem.


Sou do tipo que prefere natureza do que cidades e por viver em uma cidade BASTANTE subdesenvolvida, quando viajo para centros urbanos, me encanto por civilidade, organização, limpeza, transportes públicos inteligentes, parques e jardins, limpeza, boa sinalização, desenvolvimento, arquitetura arrojada ou super característica, etc...

No primeiro dia de Quito fomos ao centro histórico que é realmente impressionante. Enorme e muito bem conservado. Comemos em um restaurante lindo e delicioso na praça principal chamado Mea Culpa, onde provei meu primeiro Locro de Queso (sopa típica Equatoriana que amei).



Lá tem outro restaurante super famoso, que passamos pela porta, mas não tivemos a chance de provar a comida, chamado Hasta la vuelta, señor! Muito aconchegante também...


Nesse dia, entretanto, estávamos nos sentindo super cansados por causa da adaptação com a altitude da cidade (ar rarefeito) e depois de comer deu um banzo, que logo em seguida voltamos para o hotel para descansar.

No dia seguinte fomos ao teleférico e foi muito legal, belissima vista panorâmica da cidade. Lá em cima fizemos uma cavalgada de uma hora em direção ao vulcão Pichincha. Além de super agradável foi a melhor pedida, pois lá é muito alto e estávamos triplamente exaustos por causa do ar rarefeito. Na volta tomamos chá de coca para reanimar e provamos uma comida típica de milho com queijo que visualmente  parece uma pamonha, chamada humita - bem gostosa!

Na descida para a cidade conhecemos um casal de brasileiros muito simpáticos. Fomos almoçar juntos e chegamos no restaurante exatamente na hora que estava começando o jogo do Brasil e Uruguai, pela copa das confederações. Excelente pedida!! Foi o dia que provei uma cerveja local muito boa, chamada Club Roja (vermelha, pois tem a pilsen também). 


Almoçamos no charmosérrimo bairro da Mariscal e depois fomos para a feirinha de artesanato de lá, que é ótima!

No dia seguinte fizemos um programa de índio! Fomos para Otavalo. Valeu pelas paisagens que vimos, mas como comentei no post sobre os transportes do Equador, é muito perrengue o transporte publico. Nesse dia pegamos um ônibus do hotel para o metrobus, depois o metrobus até a sua última parada, depois um ônibus para a rodoviária e por fim um ônibus para Otavalo (que foi parando na estrada para entrar passageiros, naquele esquema que já comentei). Tudo isso levou cerca de 3 horas!

Chegando lá, pegamos um taxi para a laguna Cuicocha, que é realmente deslumbrante! Almoçamos lá com uma vista maravilhosa e depois fizemos um passeio de barco, lindo, porém muito frio, considerando ser um dia ensolarado de verão (eu, particularmente, não estava adequadamente agasalhada).


Na hora de ir embora não tinha nenhum taxi e esse lugar é completamente afastado da cidade. Por sorte conseguimos uma carona com um prestador de serviço que estava saindo, mas deu um medinho, o cara dirigia com emoção!

Chegando na cidade, fomos visitar a famosa feira de artesanato (funciona quintas e sábados) e sem saber fomos no dia certo! Tudo muito lindo, mas o foco da viagem não era compras e nem tinhamos espaço na bagagem (nossas malas foram bem pequenas, por causa de Galapagos), então compramos somente uma bela escultura em madeira. 

Depois da feira, pegamos outro taxi para visitar a Laguna San Pablo, que também é linda e o parque Condor. Dessa vez pedimos pro taxi esperar a gente e foi a melhor coisa, caso contrario teríamos ficado ilhados...! O parque condor é impressionante, nunca tinha visto essas aves imponentes de  perto. São lindas!!!


Por fim, taxista deixou a gente na rodoviária e fizemos toda a peregrinação de volta, dessa vez carregando uma escultura na mão e fazendo metade do percurso em pé num ônibus lotado. Foi um dia cansativo, mas valeu a pena! O mais famoso de Otavalo é a feira de artesanato, mas simceramente foi o que menos gostei... Tudo que tem lá, tem na feira da Mariscal, e a diferença de preço não compensa o perrengue do deslocamento (a menos que o foco de sua viagem seja compras).



No dia seguinte fomos para Galápagos e na volta, alugamos um carro, dormimos em Quito e no outro dia cedo começamos nossa road trip.

Nos primeiros dias (antes de Galápagos), ficamos hospedados em um lugar muito aconchegante e seguro, porém longe do centro, chamado Chez Elena Guesthouse. Nessa noite, pós Galapagos, ficamos na Mariscal e achei bem melhor...! Em outro post entrarei em detalhes sobre isso!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário