domingo, 25 de agosto de 2013

Kushi Summer Conference 2013

Viajar e fazer dieta. Acho que esse é um desafio comum a quem busca uma conduta alimentar saudável, justamente pois viajar significa sair da rotina.

Não vou mentir que adoro ir para lugares que me proporcionem experiências gastronômicas ricas, porém próximas de minha realidade cotidiana. Entretanto, isso nem sempre é possível, principalmente quando os destinos são exóticos e remotos. 

O que faço? Não entro em paranoia! Faço o melhor possível e mantenho em mente que vivemos da regra, não das exceções. 

Este ano não fui ao Seminário Internacional de Inverno do Professor Kikuchi em Mairiporã, SP e confesso que quando vi as fotos publicadas no Facebook, fiquei saudosa daquela comida preparada com tanto capricho por mulheres que dedicam suas vidas à propagação da Arte Fundamental da Vida. Fiquei saudosa também da ritmoprática matinal, dos papos, dos debates, do calor do sol de inverno, das aulas de D. Bernadette e outras chefes fantásticas que compartilham seus segredos gastronômicos com minuciosos detalhes... 

Por outro lado, no mesmo período, tive o privilégio de participar do Kushi Summer Conference. Mais um sonho se tornando realidade!! Cresci com incontáveis livros de Michio Kushi na estante/cabeceira e desde o invento do youtube e redes sociais, pude ver muitos de seus vídeos. Assisti-lo palestrar pessoalmente era um sonho antigo que pude realizar há algumas semanas. Resumo em uma única palavra: EMOCIONANTE!

Imagem retirada do Google Imagens





Infelizmente não consegui postar o vídeo de uma conferência mais recente, mas dá para assistir neste link.

Esse tipo de viagem para mim sempre tem uma conotação totalmente especial. É uma imersão profunda em um ambiente onde pessoas compartilham semelhantes formas de viver e ver a vida. Uma oportunidade de assistir grandes palestrantes, aulas de culinária com chefes excepcionais, conversar com essas pessoas nos intervalos, refeitório, corredores... Renovar conhecimentos, compartilhar experiências e práticas, estar em contato com pessoas de todas as partes do mundo, que buscam o autodesenvolvimento através de atitudes simples e corriqueiras. Difícil é escolher o que fazer, com tantas opções fantásticas! Invariavelmente é preciso deixar de assistir algumas palestras ou perder algumas aulas de culinária, já que são várias, ocorrendo simultaneamente, desde sete da manhã até dez da noite, com três intervalos para as refeições.

O artista Patricio Garcia

O guru Lino Stanchich

A espirituosa Jessica Porter

A inspiradora Martha Cottrell

O didático Warren Kramer

O performático Verne Varona


Reencontrei com pessoas fantásticas que conheci em 2010, quando passei uma temporada estudando no Kushi Institute, fortaleci ainda mais nossos laços e tive a oportunidade de conhecer outras tantas, muito especiais. Não sou das melhores com fotos e acabei deixando de registar muitas pessoas que marcaram essa temporada. Um bom motivo para retornar, hein?


A delegação brasileira com uma participação especial americana

Sobre a parte gastronômica, nem preciso comentar... Tão bom ver cereais integrais na mesa do café da manhã, acompanhados de sementes de girassol, alga nori... A versão macrobiótica dos tradicionais pancakes americanos também é divina, com massas feitas à base de trigo sarraceno, mescladas com amoras e calda xarope de arroz integral. Acho que é o único ambiente onde as frutas sobram no buffet, enquanto as sopas são disputadas até a última gota. Melhor ainda é perceber que outras trezentas pessoas apreciam um menu simples e saudável, tanto quanto você, mastigando cada pedaço calmamente, saboreando a riqueza de cada ingrediente. Como ninguém é de ferro e todos estão de férias, eles ainda capricham nas sobremesas, todas sem adição de açúcar refinado ou adoçantes artificiais, sem laticínios ou ovos, totalmente veganas, capazes de deixar qualquer confeiteiro tradicional com água na boca.

Difícil fazer um prato pequeno

Torta de frutas vermelhas vegana

Tiramisu vegano

Quem ficou com água na boca agora foi eu... Vou jantar e depois eu retomo com mais novidades saborosas desta minha viagem literalmente deliciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário