terça-feira, 17 de setembro de 2013

11 Dicas para quem está pensando em realizar grandes mudanças na vida


Terminei a último post falando da "coragem" de mudar de profissão. Vou começar este post salientando alguns detalhes sobre a realização de grandes mudanças na vida.

1) Coragem para mim é estar diante de duas realidades: a possibilidade de passar o resto de vida trabalhando com algo que é completamente apaixonado ou a possibilidade de passar o resto da vida trabalhando com algo que pode até ter adquirido um certo talento ou know-how, mas que lhe estressa mais do que lhe dá prazer e optar pela segunda opção.

2) A mudança profissional não é algo que acontece do dia para a noite. Quando alguém decide mudar, normalmente esta decisão é fruto de um longo amadurecimento. Para quem está de fora, pode parecer um ato corajoso, aventureiro e repentino, entretanto, por ter tido esta experiencia, tenho observado que em todos os exemplos próximos, com pessoas que viveram algo semelhante, a mudança foi gradual, após grandes reflexões e uma longa caminhada.

3) Com a vida moderna, muita gente passa mais tempo no ambiente de trabalho ou se dedicando a ele de alguma maneira do que desfrutando do núcleo familiar, das férias e dos amigos, por exemplo. Logo, conseguir ter realização pessoal no ambiente profissional vai muito além de um bom salário no fim do mês. Ele pode até financiar umas boas férias, mas trabalhar onze meses sem prazer em prol de um mês de curtição, não me parece uma matemática muito equilibrada. Acredito piamente que bons resultados financeiros são consequências naturais de esforço e dedicação e quando se tem paixão, estes dois itens são atingidos sem grandes esforços e sem necessidade de constantes fugas da realidade no cotidiano.

4) Não adianta simplesmente estar insatisfeito com aquilo que está fazendo e achar que isso é suficiente para promover alguma mudança. É preciso ter em mente que tarefas massantes e rotinas cansativas estão presentes em todas as profissões (mesmo naquelas que somos apaixonados). O problema está em sua rotina ou na atividade que executa?

5) A resposta da pergunta anterior fica fácil quando se detecta uma paixão evidente. Normalmente nossos maiores talentos e paixões se expressam no cotidiano ou buscando interesses remotos da infância. (Eu recentemente, por exemplo, lembrei, que quando era criança, descobri que existia uma tabela de composição dos alimentos no fundo do livro The Book of Macrobiotics de Michio Kushi e passava horas analisando aquela tabela, comparando alimentos e querendo entendê-los. Não é um interesse comum entre crianças e só fui me recordar deste fato, como algo que já apontava uma inclinação para um potencial de atuar na área de nutrição, há menos de um mês).  

6) Resumindo: DOM é aquilo que você é capaz de fazer com tanta facilidade que nem percebe que seja um diferencial ou uma qualidade específica, pois é algo natural e espontâneo para você. Pode ser aquilo que você sempre teve inclinação ou facilidade e por isso pareça banal e impossível de que alguém precise aprender. Por exemplo, uma pessoa que nasceu na roça e aprendeu desde pequena sobre ervas medicinais com os pais, pode nunca imaginar que existem pessoas, nascidas em centros urbanos que tenham muita vontade de aprender algo que muitas vezes não se encontra em livros, ou seja, alguém pode ser uma enciclopédia viva sem nem saber ler e morrer sem saber disso, pois acredita que como ela, todas as pessoas "nascem" sabendo determinadas coisas... 

7) Quando detectadas, muitas vezes estas virtudes são menosprezadas, pois as pessoas não acreditam que possam viver de determinado dom ou então acham que é algo que não despertará interesse ou não será útil para mais ninguém. Imagine se os grandes criadores de utensílios fantásticos tivessem pensado desta maneira? Não teríamos objetos simples como abridores de garrafas, escovas de dentes, embalagens de plástico zipadas e muito mais!

8) Será que os Beatles teriam sido o sucesso que foram se o sonho deles fosse ser jogadores profissionais de bridge? Ou será que Pelé teria feito tantos gols se deitasse na cama à noite se sentindo frustrado por estar praticando um esporte, quando no fundo seu sonho era ser chefe de cozinha? É quase cômico pensar em pessoas que dedicaram suas vidas à determinadas atividades, obtendo êxito extraordinário, e achar que não eram impulsionados por uma grande paixão mesclada com talento. 

9) Sim, a estória de que 99% é transpiração e 1% é inspiração é verdade e muita gente pode se desenvolver e se destacar em determinada atividade, mesmo que não carregue um dom nato para aquilo. Acho ótimo, desde que esta pessoa se sinta desafiada e motivada e não esteja sufocando determinada paixão, em detrimento da crença de que é impossível aliar paixão ao trabalho. Mais cedo ou mais tarde, a paixão sufocada poderá explodir, como uma garrafa de champanhe que é violentamente sacudida. Esta explosão poderá muitas vezes acontecer na forma de alguma reação física: as famosas doenças psicossomáticas...

10) Não adianta pensar que se, por exemplo, você é advogado, se dedica ao direito 10 horas por dia, há 10 anos, mas é apaixonado por teatro, que algum dia, um diretor de cinema, baterá na porta do seu escritório e lhe falará: "Soube que é um ótimo ator, quer participar do meu próximo filme?". Não é assim que as coisas costumam acontecer na vida. Está lá na bíblia: "Faça a tua parte que lhe ajudarei". Se alguém planta batatas, só poderá colher batatas... Logo, se desejar colher tomates, precisará buscar as sementes...

11) Quero finalizar com uma frase que adoro: "Quando o discípulo está pronto, o mestre se apresenta". Você não precisa realizar mudanças radicais, mas precisa cultivar o terreno e ir se sentindo cada vez mais seguro dentro daquilo que pretende fazer. A vida lhe apresentará diversos mestres, em etapas diferentes, como um prêmio de merecimento pelo esforço. Você poderá nem perceber certas pessoas que cruzam seu caminho como mestres ou guias... Entretanto, após um percurso considerável, mantendo a persistência e a disciplina, poderá olhar para trás e perceber uma evolução gradativa em sua jornada... Pode ter certeza que muito ainda está por vir e não adianta querer fazer projeções, o futuro é o fruto daquilo que plantamos diariamente. Basta ter fé e prosseguir seguindo a sua paixão e intuição.

BOA SORTE!!!

Um comentário:

  1. amiga, você é uma inspiração e eu não poderia concordar mais com este texto, parabéns pela coragem e determinação, vamos atrás de nossos sonhos. A vida é enorme, apesar de curta; avassaladora, apesar da rotina, e por isso precisa ser vivida com intensidade e nada melhor do que fazer o que se gosta. beijo!

    ResponderExcluir