sábado, 14 de setembro de 2013

Banho: mais que limpeza, um ritual energético


As vezes me pego pensando nos grandes navegadores e colonizadores que, como consta nos livros de história, passavam meses sem tomar um banho... Ou então penso naqueles que, ainda nos dias de hoje, vivem com tamanha escassez de água, que tomar banho é um luxo. Pessoalmente, nunca passei por experiências que me privassem da possibilidade de tomar banho (nem que fosse de cuia) e acho que me sentiria extremamente agoniada pois sou viciada em lavar meu corpo com água.

Que sorte muitos de nós temos de termos água como um recurso abundante... Poder tomar dois ou três banhos ao dia é um luxo!

Cresci em uma terra cujo verão dura praticamente o ano inteiro e possui grande umidade no ar, onde facilmente ficamos com a sensação de suor e nestas horas, nada como um bom banho... Mesmo assim, tem muita gente aqui que não liga muito para banhos... Entretanto, a população soteropolitana em geral costuma ser "pobre porém limpinha". 

Passei alguns períodos de minha vida vivendo em lugares frios, onde a maioria das pessoas costuma tomar no máximo um banho por dia e simplesmente não mudo o meu hábito. Para mim não tem nada a ver com o clima e sim com a renovação energética do corpo. É engraçado, pois em certas ocasiões estive em lugares com banheiros coletivos, com um a três chuveiros para um corredor inteiro de quartos e a primeira coisa que pensei foi que haveria fila para o banho. Que nada! 

Talvez tenha um fator cultural envolvido nisso. Nos tempos do Kushi Institute, quem eu sempre encontrava no banheiro uma a duas vezes por dia eram as japonesas... Acho que para a maioria das pessoas, entretanto, a necessidade do banho está mais relacionada ao clima. Cheguei a esta conclusão ao perceber a pequena concorrência do chuveiro na Escola Musso (inverno de SP) e convivendo com mineiros... 

Para mim, independente de frio ou calor, o banho é sagrado. Mesmo que a ultima coisa que eu faça antes de dormir seja me duchar e depois durma em um quarto com ar condicionado (coisa que realmente só gosto se estiver em um lugar cujo calor seja INSUPORTÁVEL, o que definitivamente não é o caso de Salvador), quando acordo, meu dia só parece começar de fato, depois de tomar um bom banho, de preferência, lavando os cabelos.

Na hora de dormir a mesma coisa. Posso ter passado o dia inteiro sem pingar uma gota de suor, sentada em um ambiente com ar condicionado (ou de clima frio)... Nada se compara à sensação de terminar o dia com um banho morno e deitar na cama com o corpo refrescado.

Tenho a sensação que durante à noite meu corpo faz um super detox e por isso preciso de um bom banho, para despertar, começar um novo dia, cheio de energias renovadas e frescas... Já durante à noite, o banho é para descarregar as energias e tensões acumuladas ao longo do dia, como se fosse uma forma de encerrar uma etapa, descartando o excesso de cargas pelo ralo e tornando-me mais leve para um sono profundo e reparador...

Tenho um sono de colocar inveja em muita gente e talvez este seja um dos meus segredos. Deitar na cama após um banho quentinho é o que há! Será que muita gente concorda comigo?


2 comentários:

  1. Concordo totalmente, Camila! Também preciso de pelo menos um banho para começar o dia e outro antes de dormir, pelas mesmas razões que você! Também percebo esse detox noturno. Se não me engano, no The Sims os personagens descansam um pouco quando tomam banho (a confirmar). Um banho as vezes salva mesmo o dia!

    ResponderExcluir
  2. Sou do seu time. No mínimo 2 banhos por dia, de preferência 3.

    ResponderExcluir