quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nascimento de Leonardo

Os primos ganharam posts aqui no blog e não poderia ser diferente com ele... A tia coruja (que preparava os posts) agora virou mãe e eu resolvi assumir o papel da tia coruja para dar as boas vindas a Leonardo!


Talvez esta tenha sido uma das chegadas mais esperadas que já vivenciei. Acompanhei a sua gestação desde o início, quando foi o meu estudo de caso na faculdade, para a disciplina de Nutrição Materno Infantil. 

Gostei tanto da experiência que prossegui o acompanhamento até o nascimento, abordando muito mais do que a nutrição materna durante a gestação. O meu interesse pela gestação saudável e pelo parto ativo é algo que sempre comento por aqui. Nos últimos nove meses tive a oportunidade de acompanhar uma gestante semanalmente e saber cada detalhe de tudo.

Gostaria de agradecer à  mãe de Leonardo, por ter me proporcionado tanto aprendizado! Além disso, de parabenizá-la por ter sido uma gestante tão dedicada, que buscou se informar tanto e fazer o melhor para o desenvolvimento saudável de seu bebê. Nadou, fez ioga, praticou exercícios de respiração diários em casa, mudou a dieta, cuidou do sono, evitou o estresse... Um exemplo!!

Foram seis meses de aulas preparatórias semanais pra provar que santo de casa faz milagre sim. Tenho em casa uma joia rara e uma oportunidade de ouro de aprender diariamente coisas que muitas pessoas vão longe para aprender... Com experiência de mais de 17 anos de curso preparatório para o parto natural, tendo acompanhado mais de 300 gestantes (foi doula antes de existir esta nomenclatura), feito dois partos naturais domiciliares em uma época em que pouco se escutava sobre a humanização do parto, tive o privilégio de ser educada por uma mãe e em um ambiente ideal para me apaixonar pelo tema da humanização do parto. Desde o início do ano ela tem me preparado para estar apta a fazer o mesmo que já fez por tantas mães...! Provando também que em casa de ferreiro o espeto pode ser de ferro! =)

Tenho certeza que a conscientização materna e os cuidados durante a gestação fazem toda a diferença para o surgimento de uma geração muito amada e cheia de bons valores, diferenciais na sociedade cada vez mais mecanizada e menos humana em que vivemos. Vejo surgir cada vez mais profissionais voltados à trabalhos que buscam reviver condutas mais humanas de vida e sinto que a tendência é só aumentar... No setor materno infantil, especificamente, vejo surgir: casas de parto, hospitais com leitos voltados ao parto ativo, médicos que esperam pacientemente longos trabalhos de parto, professores de yoga e pilates para gestantes, doulas, enfermeiras obstétricas, acompanhamento pré-natal multidisciplinar... É uma grande mudança de paradigmas na sociedade e felizmente "a moda" está pegando!!

Que venha o futuro: com menos cesarianas, menos ocitocinas sintéticas, menos episotomias, mais alimentos integrais e orgânicos, menos sedentarismo, menor consumo de carne, maior consciência ecológica, menos guerra e mais amor...! Como diria John Lennon: "You may say I´m a dreamer, but I´m not the only one" - "Você pode dizer que sou uma sonhadora, mas sei que não sou a única..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário