quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Eu Maior: Filme para começar o ano em clima de reflexão e gratidão pela vida

FELIZ 2014

Depois de uma boa farra de réveillon, com direito a uvas, champanhe, pular ondas, banho de ervas, fogos de artifício, música, beijos, abraços, papos e risadas, nada como acordar com um pouco de sono e rinite, para lembrar que tudo que tem frente, tem dorso... Eu sou muito grata por não sofrer de dor-de-cabeça e por isso sou muito grata à rinite que tenho após algumas farras, pois ela é infinitamente melhor do que clássicas ressacas que tantas pessoas sofrem...

Depois dos festejos vêm as reflexões e hoje comecei meu dia com um documentário sobre autoconhecimento e busca pela felicidade. Uma bela colcha de retalhos onde personalidades distintas como músicos, artistas plásticos, cineastas, surfistas, cientistas, yoguis, monjes/as, teólogos, filósofos, atores, educadores, políticos, escritores e outros expõem seus modos de ver o mundo.

Mais detalhes sobre o filme no site: http://www.eumaior.com.br/

Não gravei quem disse cada uma das ideias que surgem ao longo do filme (e sinceramente estou com preguiça de assistir de novo só para anotar os autores), mas algumas frases e temas chamaram bastante a minha atenção e vou compartilhar resumidamente por aqui. Cada um deles é capaz de gerar grandes reflexões... Nada mal para começar o ano, hein??

"Eu cheguei onde cheguei, porque tudo que planejei deu errado." Rubem Alves

"O sentido da vida varia com a época da vida."

"O homem não é um sistema fechado e sim um sistema aberto."

"Encontramos espelhos em todas as partes e não nos identificamos com nenhum deles."

"Não existe vento favorável para aquele que não sabe onde quer chegar."

"A gente não nasce pronto e vem se gastando. A gente nasce não pronto e vai se fazendo."

Definições de felicidade como: paz de espírito; sentir-se bem, estar com pessoas que se goste e em um lugar aconchegante; estar livre do desejo de chegar à alguma coisa...

"Se a gente fosse o tempo todo feliz, a gente não saberia o que é a felicidade." Marina Silva (esse, em específico, me lembrou muito o professor Tomio Kikuchi)

Compreensão da vida como um ciclo: Por que será que algumas pessoas tem medo da felicidade? Será que é por saber que muitas vezes ela é a eminencia de uma tragédia? 

O poder transformador da dúvida e da crise... A possibilidade de renascer após vivenciar o luto e a tristeza...

E por fim: "A vida é muito curta para ser pequena."

Vou ficando por aqui, com a sugestão do filme e das reflexões para o início do ano novo!! Axé!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário