quinta-feira, 6 de março de 2014

Pão integral com aveia, gergelim preto e linhaça marrom


































Esta semana estou inspirada fazendo pães. Fiz um de cenoura, que acabei devorando antes de fotografar e também não anotei as quantidades dos ingredientes utilizados, por isso não pude compartilhar... Ontem catei o que encontrei na despensa e criei uma receita nova. Desta vez prestei atenção às porções para poder compartilhar e poder fazer novamente depois. 

A criação deu super certo e abaixo está a receita para vocês. A única coisa que não consigo compartilhar é o cheiro maravilhoso de pão espalhado pela casa...! Terão que testar a receita para sentir... Bom apetite!

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral
2/3 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de aveia em flocos finos

1/4 de xícara de linhaça marrom
1/4 xícara de gergelim preto
1 e 1/2 colher de sopa rasa de fermento biológico
1/2 colher de sopa rasa de sal marinho
4 colheres de sopa de óleo de girassol, milho, coco...
1 e 1/2 xícara de água morna


Preparo:
Misturar todos os ingredientes secos. Depois acrescentar o óleo, uma colher de cada vez, misturando bastante com a farinha. Até então, toda a mistura pode ser feita com o auxílio de uma colher. Depois é hora de misturar a água morna, devagarzinho, observando a liga do pão. A massa deverá soltar completamente da vasilha e formar um "bolo" consistente, sem ficar grudenta. Apertar bem (sem agressividade) até ela ficar bem homogênea e depois colocar na forma, apertando bem para não deixar formar "bolhas de ar" no meio da massa. Deixar no forno desligado (ou dentro de um armário) por duas horas. Por fim, assar o pão por 40 minutos no forno alto. O tempo de forno poderá sofrer variações a depender da umidade relativa do local onde for feito.

Obs.: Esta receita rende o suficiente para uma forma de aproximadamente 6x18cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário