sexta-feira, 7 de março de 2014

Tempo não é desculpa para deixar de fazer refeições saudáveis



Mesmo quem adora cozinhar, como eu, muitas vezes fica com preguiça de encarar a cozinha: principalmente se for para cozinhar para si mesmo. Ontem fiz um jantar para cinco pessoas em casa e deixei a bagunça para arrumar hoje... Quem tinha coragem de fazer outra bagunça depois que a cozinha estava toda arrumadinha??

Para completar, nadei antes do almoço e quando subi estava urrando de fome. Precisava de algo prático, rápido e que, de preferência, sujasse o mínimo a cozinha... Já tinha deixado o arroz pronto (ficou cozinhando enquanto arrumava a cozinha) então optei para um dos meus cardápios práticos prediletos: mexidão.

Aqui em Minas, mexidão é sinônimo de uma mistura de várias carnes, ovos, farinha, arroz branco e algumas vezes feijão. A minha versão é bem mais light e varia de acordo com o que tenho em casa. Hoje preparei um mexidão com arroz integral (umas três colheres de arroz cheias); 1 cenoura ralada, 5 quiabos cortados em pedaços de aproximadamente dois centímetros e dois ovos de galinha caipira. Adoro colocar tempero verde em meus mexidões, mas infelizmente tinha acabado... Mas pode-se acrescentar de tudo: pimentão, milho, leguminosas, cebola, alho, azeitonas, bardana... Enfim, a receita vai se moldar com o tempo (para cortar ingredientes) e disponibilidade do que se tem em casa.

Ralei a cenoura em cima da panela, cortei o quiabo no prato (para não sujar a minha tábua, que é enorme), deixei os dois cozinhando em fogo baixo com o mínimo de água por uns 7 minutos. Depois acrescentei 2 ovos de galinha caipira e uma pitada de sal e fui mexendo... Quando os ovos já estavam cozidos, acrescentei o arroz, terminei de misturar e servi. Não deve ter demorado 15 minutos para ter uma comida nutritiva e saborosa, quentinha para matar quem estava me matando. Para completar, salpiquei um gersal em cima e servi em uma cumbuca para comer de hashi.

Essa refeição simples e prática contém: uma fonte de carboidrato complexo (arroz integral); proteína de alto valor biológico (ovos); gordura insaturada (gergelim); vitaminas e minerais presentes em todos os ingredientes como vitamina A, ferro, cálcio, fósforo, ácido fólico e outros. Para completar, bastante fibra, favorecendo o funcionamento do trato gastrointestinal. Bem melhor do que fazer um lanche rápido pela rua ou comer um sanduíche, hein? Só para dar um exemplo de que tempo não é desculpa para deixar de fazer uma refeição saborosa, saudável, equilibrada e rica em nutrientes...

Ah! Quase esqueço, comi uma goiaba de sobremesa. Fruta rica em vitamina C, essencial para a fixação do ferro no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário