sexta-feira, 16 de maio de 2014

Body Image Movement: EU APÓIO!


Acabei de ler esta matéria no Huffington Post com um vídeo sobre a uma mulher que está querendo fazer um documentário abordando como as mulheres se sentem em relação aos seus corpos. Ela perguntou a 100 mulheres o que elas achavam sobre os seus corpos e as respostas eram, na maior parte das vezes, negativas, demonstrando uma insatisfação generalizada. Muito triste!


Na foto acima: ambas mães de três filhos, ambas advogam a favor da saúde e do bem-estar. Chegou a hora de celebrar a diversidade. Cada corpo é único e conta a sua própria história. AME O SEU CORPO!

Segundo Taryn Brumfitt, , australiana, autora do The Body Image Movement o nosso corpo é um veículo e não um ornamento. Ela ressalta ainda que deve-se priorizar a disposição e alegria de viver e esse sentimento vem de dentro para fora. Nesta entrevista, ela explica em que se baseia o seu movimento, cuja finalidade é ajudar as mulheres a amarem seus corpos:
1) Aceitação. Aceite o que você tem: seis pequenos, quadril largo, pneuzinho, celulite, estrias... Não adianta ficar pensando no que você queria ter ou não ter, pois isso não vai levar você a lugar algum. Melhor focar nas coisas que podem ser mudadas! 
2) Mudança de linguagem. Ao invés de ficar se queixando, se lamentando e se odiando por aquilo que lhe desagrada, por que não ser gentil consigo mesma e se amar do jeito que você é? 
3) Priorizar a saúde e não o corpo. Se for fazer atividade física, seja correr, caminhar, escalar montanhas ou pedalar, que isso seja feito em prol de como você se sente fazendo esta atividade e não em sua aparência a partir dela.

Achei fantástico!! Escolhi uma profissão onde lido com o excesso de preocupação com a imagem o tempo todo. Mas, como vocês já estão carecas de saber, o que me motiva na nutrição vai muito além do aspecto estético. Detesto esta paranoia de contar calorias, acredito que devemos comer para viver e não viver para comer. Ou seja, nosso alimento deve ser uma maneira de nos dar o melhor combustível para ter uma longa vida saudável. Sinceramente, não é um pneuzinho, celulites, estrias, braços gordos ou seios murchos que irão determinar a saúde de uma pessoa.

Devemos respeitar as fases da vida. Uma mulher que está pensando em engravidar, por exemplo, deve estar mais preocupada em preparar o seu corpo para ter reservas para alimentar uma vida durante nove meses do que estar seca para que seja fácil retornar a "ser magra" após o parto. O mesmo em relação à uma mulher que está amamentando. A prioridade nesse momento é produzir leite de qualidade para nutrir a cria e para isso é bom ter reservas. A ditadura dos corpos lindos prega uma beleza onde existe uma busca pelo mínimo percentual de gordura, só que o mínimo mal dá para sustentar uma pessoa, menos ainda duas vidas, sendo que uma em formação.

"Meus seios produziram mais de 4 mil refeições para meus três filhos, tenha certeza que eles hoje são completamente diferentes e eu convivo muito bem com este fato" Taryn Brumfitt

Uma mãe que trabalha, as vezes tem pouco tempo livre e ainda chega cansada à casa. Em muitos casos é impossível que ela frequente uma academia, pois precisa dedicar as horas vagas a fazer compras de alimentos frescos e saudáveis para a família, cozinhar (ou ao menos coordenar um cardápio saudável para outra pessoa cozinhar) e principalmente estar próxima dos filhos, coisa que ela não vai conseguir fazer se pegar as poucas horas vagas que lhe sobram e se trancar em uma academia.

Enfim, cada caso é um caso. Acho que devemos respeitar o tempo de cada pessoa, assim como as suas prioridades. Super apoio esse movimento! Deixar de ser obsessiva com o próprio corpo está longe de ser um estímulo ao sobrepeso e à obesidade. É uma maneira de respeitar individualidades, modos de vida, prioridades e principalmente a auto-estima, colocando a saúde na frente da estética. Afinal, quem disse que todo mundo que tem um corpão é saudável?? Eu não tenho e estou certa de que minha saúde anda bem melhor do que a de muita neurótica por estética que tem por aí...



"Health is physical, emotional and spiritual and so much more that is not visible and not always obvious to others..." Taryn Brumfitt

Saúde é algo físico, emocional e espiritual e muito mais que não é visível e nem óbvio para outras pessoas..." Taryn Brumfitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário