sábado, 17 de maio de 2014

Panqueca vegana com farinha 100% integral

Hoje acordei com uma saudade dos meus brunchs de domingo no Kushi Institute e resolvi fazer um café da manhã bem americanizado, porém na versão natureba. Abaixo a receita de minhas panquecas veganas, feitas com farinha 100% integral. Bom apetite!!


Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sobremesa de fermento biológico em pó
1 pitada de sal marinho
1 xícara de leite de coco caseiro (pode substituir por leite de amêndoas)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
1 colher de sobremesa de vinagre de arroz integral (pode ser outro vinagre, esse é o meu predileto)

Opcional:
Chips de chocolate - usei o meu favorito que é o Grain Sweetened Chocolate Chips da Sunspire - não contém açúcar, é adoçado com o meu adoçante natural favorito: malte de arroz integral. Esses chips maravilhosos, infelizmente não são vendidos aqui no Brasil, mas super recomendo que quem for aos EUA traga na mala, são tudo de bom!

Preparo:
Misture todos os ingredientes secos, depois adicione os ingredientes molhados e misture tudo até formar uma massa bem homogênea. Em uma frigideira untada com azeite de oliva ou óleo de coco, coloque três colheres de sopa da massa para cada panqueca. Enquanto um lado está na chapa, acrescente uns chips de chocolate e depois de uns 3 a 5 minutos, desvire a massa (hora de brincar de chefe de cozinha e fazer a massa dar uma pirueta no ar). A massa fica soltinha da panela, e como é relativamente pequena e grossinha, é super fácil de virar! Deixa na chapa por uns 3 minutos, desvira para "limpar" a panela com eventuais restos de chocolate derretidos e vai empilhando em um prato.

Calda e acompanhamentos:
1 colher de sopa de malte de arroz integral com 1 colher de café de extrato de baunilha. Esquente no fogo para "derreter" e jogue por cima das massas depois de pronto. O malte de arroz é difícil de achar aqui no Brasil, já encontrei na lojinha do restaurante Satori, no bairro da Liberdade em São Paulo e na lojinha do restaurante Metamorfose no centro do Rio. Pode ser substituído por um um maple syrup (encontra em algumas importadoras) ou por mel ou melado de cana. 

Fique à vontade para variar nas frutas, usei banana porque era o que tinha em casa, mas morangos e outras amoras ficam deliciosas também... Só não são tão fáceis de achar por aqui como nossa boa e velha banana.

Rendimento: 6 panquecas - serve duas pessoas. Eu, pelo menos, não dou conta de comer sozinha essa pilha que está aí na foto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário