quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sopa de batata doce e brócolis

Inventei esse creme ontem é ficou simplesmente divino. Amo as duas coisas: batata doce e brócolis... Já tinha feito sopa de brócolis várias vezes, principalmente com as folhas e talos, mas a consistência não fica muito cremosa, aí ontem eu tive a ideia de misturar com a batata doce. O brócolis quebrou o doce da batata, a batata deixou a sopa mais cremosa e a mistura dos dois ingredientes ficou uma delicia! 


Ingredientes:
  • 700g de batata doce (descascar é opcional);
  • 1/2 maço de brócolis (usei o sem ser ninja, justamente para aproveitar os talos e as folhas);
  • Sal marinho;
  • Azeite de oliva extra virgem;
  • 6 nozes
Preparo:

Cortar a batata doce em rodelas de 2cm de largura e colocar para cozinhar com uma pitada de sal e 400ml de água filtrada. Deixa cozinhar com a panela tampada. Enquanto está cozinhando, pica bem fininho as folhas e talos dos brócolis, reservando as flores.

Quando começar a ferver, adicionar o brócolis e cozinhar em fogo médio por 5 a 10 minutos. O brócolis não pode escurecer muito e sim ficar com um tom de verde mais intenso do que quando estava cru. 

Enquanto isso, cozinha as flores dos brócolis em outra panela com 200ml de água filtrada. Quando estiver com um tom de verde bem intenso, desliga e mistura o que sobrou da água no creme que está em outra panela. 

Quando a batata-doce estiver quebradiça (testar com um garfo), desligar o fogo e bater tudo no liqüidificador. Pode usar a água do cozimento das flores do brócolis para "lavar" o copo do liqüidificador, evitando desperdícios...

Retorna para a panela e adiciona o sal à gosto. Eu gosto da sopa bem cremosa e grossa, mas quem preferir pode adicionar mais água e deixar mais ralinha...

Picar as nozes e lava numa peneira fina. Depois tostar numa frigideira até ela ficar crocante.

Depois é só servir, acrescentando o azeite de oliva extra virgem. Usei um levemente apimentado, mas pode ser o tradicional. Como podem observar na foto, as flores são usadas para "decorar" a sopa, juntamente com as nozes, dando um sabor e textura especiais! 

Bom apetite!

Rendimento: 3 porções.

Um comentário: