quarta-feira, 4 de junho de 2014

Salada de lentilha, legumes, agrião e coalhada

Semana passada estava assistindo o programa do Jamie Oliver, onde ele faz refeições em 15 minutos e o vi fazer uma combinação exótica, que me deixou bastante curiosa: lentilha com iogurte!

Tenho sérios problemas em seguir receitas, assisto esses programas para pescar algumas ideias diferentes e porque acho super divertidos. Assim, fiz a minha versão, parecida e ao mesmo tempo bem diferente da salada. Nem sou de laticínios, mas 4 colheres de sopa de coalhada valeram para testar uma novidade, degustar um sabor diferente e matar a minha curiosidade. Além disso, as formas fermentadas dos laticínios ainda são as melhores opções, especialmente na forma integral. 


Ingredientes:
2 xícaras de lentilhas secas
1 cebola picada
2 cenouras picadas
3 dentes de alho picados
1/2 abobrinha picada (Jamie usou 1 tomate)
1/2 maço de coentro picado (Jamie usou alecrim)
1 colher de sopa de vinagre de arroz integral (Jamie usou vinagre de vinho tinto)
4 colheres de sopa de coalhada integral (Jamie usou iogurte)
1/2 maço de agrião cru picado (Jamie usou espinafre)
Sal marinho a gosto

Será que eu mudei a receita e criei uma completamente nova e diferente? Risos!!! Ficou uma delícia, coentro combina muito bem com lentilha, eu pessoalmente acho agrião muito mais saboroso que espinafre, coalhada e iogurte integral são praticamente a mesma coisa, vinagre dá uma acidez semelhante, independente do tipo... Acho que o tomate deve ficar legal, inclusive pela cor, mas não tinha em casa e fui de abobrinha... É isso aí, vamos ao preparo!

Preparo:
Refogar a cebola sem óleo até ficar macia e dourada. Depois acrescentar a lentilha lavada, junto com o alho e refogar por uns 3 minutos. Em seguida adicionar 4 xícaras de água, o sal, e deixar a lentilha cozinhar em fogo alto com a panela tampada até ferver. Quando estiver fervendo, acrescenta a cenoura e os talos do coentro picados e deixar cozinhar em fogo mínimo com a panela tampada. A lentilha não demora muito para cozinhar, comparada a outros feijões. Em uns 20 minutos já estará al dente, nesse momento acrescentar a abobrinha (se for usar tomate, use cru ao fim) e o resto das folhas de coentro picadas. Deixar cozinhar por uns cinco minutos com a panela tampada, depois acrescentar o vinagre, misturar tudo e desligar. 

Por fim, já no prato de servir, misturar METADE da lentilha cozida com o agrião picado e o iogurte. Misturei só a metade, porque imaginei que é o tipo de prato que não é bom guardar na geladeira e como aqui só são duas bocas, preferi preparar só o que era possível de ser consumido em uma refeição. Mesmo assim sobrou uma porção, porque havia outros preparos na refeição. Esperei ficar à temperatura ambiente para comer, achei que combinava mais do que quente... Ficou ótimo, completamente diferente de qualquer forma de lentilha que já tenha provado na vida! 

Ah! Acabei de lembrar que o Jamie Oliver serviu a salada acompanhada de aspargos refogados, algo que amo mas que é raro e caro por aqui... Esse ingrediente com certeza foi o que fez mais falta nas minha adaptação.

Um comentário:

  1. Adorei essa receita! Muito fácil e muito gostosa. Por favor veja o vídeo que fiz de mim na minha cozinha cozinhando essa receita. https://www.youtube.com/watch?v=WkcAX5QSBVk&list=UUNKTYsdIMtIkFH-subTDwGw

    ResponderExcluir