quinta-feira, 5 de junho de 2014

SOS Criatividade

Imagem retirada do Google Imagens

Criatividade: de onde ela vem? Alguns dizem que é um dom, uma geração espontânea, algo inerente... e usam isso como desculpa para justificar limitações e não-realizações. Em primeiro lugar, a criatividade não é aplicada somente para fazer uma obra de arte ou desempenhar qualquer talento artístico. Pelo contrário, a criatividade é uma ferramenta cotidiana, cujo objetivo principal é a solução de problemas. Ela pode vir por diversos fatores ou pela combinação deles, podendo ter sido gerado: por um problema, uma decisão, um compromisso, uma necessidade, um incentivo ou até fruto de uma limitação... Falando assim fica um pouco abstrato, por isso vou tentar exemplificar de uma maneira mais simples.

Vamos lá! Muita gente elogia a minha criatividade na cozinha. Vou mostrar para vocês de onde vem essa criatividade, só para entenderem que ela parte de um processo. Este processo, por sua vez, pode se repetir em inúmeras situações na vida, como na organização de espaços e realização de tarefas corriqueiras ou complexas.

Como ocorre o meu processo criativo na cozinha. 
1) Estou com fome, preciso comer (necessidade);
2) Estou comprometida em alimentar outra pessoa (decisão/compromisso/necessidade);
3) Se não providenciar a minha comida, não tenho ninguém para fazer isso por mim (necessidade);
4) Lanche é lanche, comida é comida (decisão/limitação)
5) Não uso micro-ondas (decisão/limitação);
6) Não gosto de comida congelada (decisão/limitação);
7) Não uso queijo em casa - adeus sanduíche (decisão/limitação);
8) Não gosto de almoçar e jantar a mesma coisa (decisão/limitação);
9) Queria comer determinado prato, mas não tenho todos os ingredientes em casa (limitação);
10) Fiz mercado e estou cheia de ingredientes frescos na geladeira (incentivo);
11) Não fiz mercado e estou muito limitada em termos de ingredientes (problema);
12) Comprei um ingrediente novo e quero testá-lo/prová-lo (compromisso/incentivo/problema);
13) Estou com pouco tempo (problema);
14) Vi uma receita diferente e quero testá-la (incentivo/decisão)
15) Preciso gastar determinado ingrediente fresco antes que ele apodreça ou perca a validade (problema/necessidade);
16) Preciso fazer uma sobremesa, mas me recuso a usar açúcar - nem mascavo, leite, creme-de-leite, leite condensado, gelatina artificial, adoçante, manteiga, margarina, extrato artificial de baunilha, etc... (decisão/problema);
17) Quero adaptar uma receita que originalmente contém ingredientes que não uso em casa (decisão/problema/incentivo);
18) Estou com um problema no gás do prédio e proibida de usar o forno há três meses - por sinal, isso é verdade (problema);
19) Minha comida precisa ser saborosa e ao mesmo tempo saudável (decisão/limitação);
20) Preciso variar bastante o cardápio para me sentir motivada (problema).

Cada um desses itens pode gerar um processo criativo e a combinação deles, inúmeros processos criativos. Por exemplo, ganhei pães de queijo caseiros (feito com leite integral e ovos caipiras) na semana passada e queria prová-los. Como estou sem poder usar o forno, assei na forma de waffle e ficou ótimo. Esse foi só um exemplo para mostrar que a criatividade não é algo que brota do além e sim fruto de alguma demanda. 

Nos exemplos listados acima, existem várias soluções possíveis. As soluções mais simples, normalmente irão requerer que se abra mão de algo. Por exemplo: eu poderia simplesmente ir comer fora ou pedir um delivery; deixar de "frescura" e encher o meu freezer de comidas prontas e ter um micro-ondas; adotar o padrão "sanduíche para que lhe quero"; cozinhar algo em quantidade e comer a mesma coisa a semana inteira... Por aí vai. 

Para conseguir atender a todas as demandas enumeradas acima não me resta outra solução a não ser a criatividade. Sendo assim, ela não passa de uma necessidade e exercício diário. Dei o exemplo da cozinha, mas na verdade o processo se repete em quase tudo - pois criatividade nada mais é do que a busca por soluções para atender a todas as nossas exigências e demandas.

Pense nisso antes de dizer que não é uma pessoa criativa. Existem diferentes expressões da criatividade que são aplicadas constantemente no dia-a-dia. Aposto que é mais do que imagina e muitas vezes subestima a sua criatividade, por pensar que é algum super poder destinado a pessoas super especiais. Não é!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário