quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Risoto de abóbora com aspargos


Se tem um ingrediente que amo, mas que infelizmente não compro com frequência por ser raro e caro no Brasil, este ingrediente se chama aspargo! Ontem, para a minha alegria e surpresa estava na promoção no Verdemar (um dos mercados com maior variedade de produtos da capital mineira) e não tive como resistir! 

Acontece que o risoto do domingo passado fez tanto sucesso que me pediram bis. Assim, resolvi criar uma versão vegetariana para a receita que criei na semana passada, usando aspargos e fazendo pequenas alterações. Uma delas foi a adição de queijo canastra à receita, pois também não resisti à um fresquinho, cheiroso e artesanal de Araxá (interior de Minas) à venda no mesmo mercado. Não sou muito de usar queijo e laticínios em minhas receitas, mas partindo da premissa de que a nossa dieta deve ser o menos industrializada e utilizando o máximo de ingredientes locais, resolvi abrir uma exceção pois achei que este ingrediente cairia como uma luva à receita, e caiu! Aproveitem!!! 


Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral cateto (geralmente risoto é feito com arroz arbóreo, mas como o risoto da semana passada foi feito com arroz cateto integral e deu super certo, resolvi repetir a dose); 
2 xícaras de abóbora hokkaido sem casca (pode cortar em pedaços grandes, pois ela vai literalmente derreter);
6 unidades de aspargos, equivalente a 200g;
150g de queijo canastra cortado em cubos de 2x2cm;
4 dentes de alho inteiros;
2 dentes de alho esmagados;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
1 colher de café de pimenta do reino moída;
1 pitada de sal marinho;
1 xícara de vinho branco;
6 xícaras de água filtrada.

Preparo:
Lave o arroz apenas uma vez numa panela de pressão grande (preferencialmente de aço inox). Acrescente todos os ingredientes menos os dentes de alho esmagados e os aspargos. A parte do "fundo" dos aspargos, frequentemente mais espessas e tenras, correspondendo à aproximadamente 1/3 de cada aspargo, deverá ser cortada em rodelas de mais ou menos 1cm de largura e adicionadas à mistura na panela de pressão.

Os demais 2/3 dos aspargos deverão ser cortados mantendo a "cabeça" do aspargo intacta, para decoração do prato, sendo o restante cortado em pedaços de aproximadamente 1cm de largura. Esses espargos deverão ser refogados preferencialmente em uma frigideira de fundo grosso (usei uma frigideira de ferro fundido) com azeite de oliva (suficiente para refogar - de acordo com o tamanho da frigideira) juntamente com o alho esmagado, por 3 a 4 minutos, mantendo o tom verde intenso. Reserve os aspargos refogados no alho.

Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto até chiar. Depois de chiar, reduza a chama para o mínimo (entre o alto e o desligado) e deixe cozinhando por 40 minutos. Depois que a pressão sair, abra a panela, ligue novamente o fogo, mantendo a panela aberta, adicionando os aspargos refogados picados, misturando até ficar com consistência de risoto.

Sirva usando as "cabeças" dos aspargos previamente refogados como decoração do prato, conforme a foto. Achei desnecessário acrescentar parmesão à receita, pois já leva o queijo canastra. Não é por nada não, mas ficou boooooooommmmm!!! 



Um comentário:

  1. Huuuuuuuuummmmmm...
    Milla, caiu uma baba... Adoro risoto!!! Que queijo é esse canastra??? Posso usar eventualmente??? Babeeeeiiiiii...

    Beijooooo...

    Renatinha

    ResponderExcluir