Estou numa fase mais "yang" de minha vida, fato que vem se comprovando por uma maior vontade de comer produtos animais do que o de costume. Recentemente fiz um risoto de bacalhau e hoje foi a vez de criar uma torta de bacalhau. Acabei de saboreá-la e vou compartilhar a receita com vocês: super fácil de fazer.
Ingredientes da Massa:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca orgânica
2/3 de xícara de óleo
5 colheres de sopa de água gelada
1/2 colher de chá de sal marinho
Preparo da Massa:
Misture todos os ingredientes secos, até homogeneizar. Acrescente o óleo aos poucos e vá misturando. Por fim acrescente a água, aperte a massa com as mãos até que fique bastante homogênea e espalhe na forma (ou nas formas) escolhida.
Ingredientes do recheio:
500g de batata baroa (mandioquinha)
300g de bacalhau desfiado dessalgado
20 azeitonas verdes picadas
1 colher de sobremesa de tempero desidratado de alho + cebola + salsa
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Preparo do Recheio:
Descasque as batatas baroas e corte em rodelas de 1cm de largura. Coloque para cozinhar com água suficiente somente para cobrí-las até que fiquem macias o bastante para serem amassadas com um garfo, ainda dentro da panela e mantendo o fogo ligado. Neste ponto, acrescente o tempero seco, as azeitonas e o bacalhau misturando até virar um purê grosso e homogêneo. Prove para verificar como está o sal e se estiver com pouco sal, acrescente um pouco do caldo da conserva da azeitona para salgar. Acrescente o azeite de oliva, misture e desligue o fogo.
O recheio deve ficar úmido, mas não aguado. Cubra a massa com o recheio e decore com azeitonas. Leve ao forno (pré-aquecido à temperatura máxima por 10 minutos) por uma hora, à temperatura de 230 graus Celcius. A massa depois de pronta deverá ficar bem crocante. Decore o prato, onde irá servir a torta, com um pouco de páprica picante que irá dar um leve toque apimentado à torta.
Obs.: Esta receita rende o suficiente para duas formas com 20cm de diâmetro e 4cm de altura. Cada torta dessa serve duas pessoas, caso não haja outro prato na refeição (adoro fazer tortas para acompanhar sopas cremosas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário