sábado, 28 de março de 2015

O primeiro trimestre da gravidez


Gravidez não é doença e a minha foi super ativa! 

Descobri que estava gravida no fim do semestre letivo de 2014.1, já no período de provas. Tantas coisas aconteceram ao longo desses 9 meses que parece que foi bem mais tempo.

Tinha uma viagem de 40 dias programada para as férias, na intenção de estar bem longe do Brasil no período da Copa do Mundo. Os primeiros 10 dias de viagem seriam bem agitados: com longos deslocamentos de trem e ônibus para chegar a lugares remotos... Assim, com a novidade da gravidez, esta etapa da viagem foi cancelada e sobraram ainda 30 longos dias de muita diversão e aprendizado.

Depois de ter certeza que não havia riscos em viajar no primeiro trimestre, vim passar o São João na Bahia. Daqui fui para Portugal, onde estudei com os Varatojos no Instituto Macrobiotico de Portugal. Que gente mais amável e acolhedora! A experiência foi fantástica! Saindo de lá, passei uma temporada no interior da Inglaterra estudando no International Macrobiotic School, numa cidadezinha charmosérrima chamada Totnes, cercada de pessoas maravilhosas. Passar longos períodos em um lugar, convivendo com as mesmas pessoas durante viagens permite isso: que ela ultrapasse os limites do turismo e se torne um aprendizado para a vida, rendendo laços eternos de amizade! 



Ao mesmo tempo foram viagens ideais para a minha condição. No primeiro trimestre gestacional não é recomendado fazer grandes esforços físicos, mas ao mesmo tempo a atividade é sempre bem-vinda. Aquecer a região uterina do corpo na beira do fogão é uma ótima pedida e melhor ainda foi fugir do frio de BH nesse período, curtindo o delicioso verão Europeu. Essa viagem foi como uma despedida da vida sem filhos, muita liberdade e independência com um toque de aventura. 

Em Portugal, antes do voltar para o Brasil, fiz um pouco de turismo com o meu marido, por uma semana. Foi como uma última lua de mel à dois: no futuro, mesmo que a gente viaje sozinhos (acho que não tão cedo) nunca mais será com a mesma liberdade (de pensamento, inclusive) pois estaremos sempre preocupados, ligando, querendo notícias, etc... Alugamos um Smart, realizando um desejo antigo de ambos e que em breve se tornaria incompatível para uma família de 3 pessoas, e pé nas estradas Portuguesas...



Nem preciso dizer que tudo que não pude beber (ir para Portugal e não tomar sequer uma taça de vinho é sacanagem) eu descontei na comida. A viagem foi uma orgia gastronômica. Na primeira parte aprendendo e saboreando pratos macrobióticos e na segunda parte aproveitando a culinária portuguesa que é espetacular.

Para fechar com chave de ouro a gulodice, ao retornar da viagem, ainda passei mais três semanas de férias em Salvador: saindo todos os dias para almoçar e jantar em restaurantes, cada dia matando a saudade de algum amigo e me acabando no dendê e muito mais!

Essa história de desejo de grávida  para mim é balela. Não tive nenhum! O que tive foi uma fome avassaladora que culminou com 2 meses de férias: um na Europa e outro na Bahia. O resultado? Não poderia ser outro: fechei o primeiro trimestre 9kgs mais gorda: um período em que não há justificativa para engordar sequer um quilo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário