sábado, 28 de março de 2015

O segundo trimestre da gravidez


Minha barriga com 26 semanas: ENORME!


Como comentei em um post recente, não imaginava que engravidaria tão rápido, mas deu tudo certo.


Nunca achei que fazer os estágios de último semestre (em hospital), grávida, seria o ideal, mas foi o que acabou tendo que ser...

Tive a sorte de contar com uma equipe de professores, coordenação e preceptores de estágio com a maior boa vontade do mundo no UNIBH e Hospital Vera Cruz. Equacionaram todos os meus horários para viabilizar que fizesse as disciplinas pendentes e os estágios, driblando os choques de horários. Se não fosse pela boa vontade dessas pessoas não teria concluído meu curso no fim do ano passado. Serei eternamente grata, principalmente pelo carinho e atenção comigo.

Moro a 35km do centro de BH e foi essa distância que tive que dirigir todos os dias durante o segundo trimestre de gestação. Saía de casa 7:00; chegava no hospital 8:00; trabalhava até 14:00. Alguns dias tinha aula das 19:00 até 22:35, como moro longe, não dava para voltar para casa. Aí, no intervalo, aproveitava para adiantar o meu TCC na biblioteca da faculdade; duas vezes por semana fazia aula de Yoga; uma vez na semana drenagem linfática... No único dia que não tinha aula à noite, passava no mercado no caminho para casa. Tinha aula todos os sábados de 7:00 as 12:30 - ou seja não podia sair sexta de noite pq estava na aula até 22:35 (só chegava em casa pra lá de 23 horas) e pq no outro dia tinha aula cedo. Meus finais de semana foram reduzidos à tarde e noite de sábado e o dia de domingo. Para completar, fiquei de janeiro até outubro sem nenhuma diarista, ou seja, nas horas vagas (principalmente nos finais de semana) fazia faxina, cozinhava, lavava pratos... A partir de outubro passei a contar com a ajuda de uma diarista, uma vez na semana...

Dizem que grávidas sentem muito sono. Eu não senti... Acho que meu organismo percebeu que se eu tivesse sono, não ia ter como dormir durante o dia, então precisava me satisfazer com seis horas de sono noturnas, na maioria dos dias da semana.

Essa rotina atribulada, juntamente com o fato de morar afastada de BH, me obrigou a fazer muitas refeições fora de casa. Procurei fazer as escolhas mais saudáveis possíveis, mas nunca é a mesma coisa de comer em casa... Resultado: engordei 7kgs no segundo trimestre. Ao fim do sexto mês já tinha engordado 16kgs e comecei a ficar no pânico, pois os três meses finais são quando ocorre o maior ganho de peso. Meu regime era só qualitativo, controlar a quantidade era difícil: tinha muuuuuita fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário