terça-feira, 30 de junho de 2015

A saga do sono: as sonecas de apenas 30 minutos

A última vez que escrevi sobre o sono do meu filho foi falando sobre a decisão de tirar a chupeta (hábito incorporado por um período de aproximadamente duas semanas). 

Preciso dizer que não tive grandes problemas em fazê-lo adormecer sem a chupeta. Para falar a verdade, parece que ela nunca existiu em nossas vidas e faz apenas alguns dias que eliminei-a por completo. Mas, a saga não para por aí, descobri um novo problema: as sonecas do meu filho durante o dia não duravam mais de 30 ou 40 minutos.

Mais uma vez recorri ao Dr. Google e ao livro da capa rosa da Encantadora de Bebês para achar uma solução. Descobri que é um problema recorrente e que se deve ao fato do bebê não conseguir alcançar o "sono profundo" e acordar bem na transição. Na verdade, todos acordamos após 30 ou 40 minutos, porém não despertamos e não percebemos.

O que fazer agora? Primeira tentativa: escurecer ainda mais o quarto. Armenguei uma toalha atrás da cortina para cobrir as frestas, pois apesar de ser "blackout" o quarto ainda ficava bem claro.


Ninguém imagina o "cortiço" por trás dessa cortina...

Não funcionou! Tive que recorrer à algo que muitos textos na internet recomendavam: um som que acalma... Tinha dito no post que falo sobre as chupetas que queria me livrar de acessórios, mas fui pega pelo rabo! Não posso dizer que depois que escureci o quarto e comecei a colocar o som da chuva para dormir, que ele passou a ter todas as sonecas longas, mas pelo menos uma, em cada 3 sonecas do dia passou a durar mais de uma hora! 

Um avanço! A grande importância disso é o humor do meu bebê! Quando desperta apenas 30 minutos após adormecer, fica irritado, choroso... Quando consegue tirar uma soneca longa, fica alegre e sorridente! 

Vale ressaltar que nem sempre esse sono prolongado acontece sem minha intervenção. Muitas vezes preciso fazer mais shhh e dar mais tapinhas quando ele acorda após 30 minutos. Algumas vezes funciona logo, outras vezes cheguei a ficar 50 minutos tentando fazê-lo voltar a dormir e nada! Aí dá a hora de mamar novamente e eu desisto.

Enfim, a saga do sono continua: evoluindo sempre! 

Uma coisa é certa: esse processo de ensinar o bebê a dormir requer MUITA PACIÊNCIA, pode ser bem exaustivo  emocionalmente e fisicamente... Mas, quem foi que disse que ser mãe não é trabalhoso?!?

Um comentário:

  1. Oi, eu adorei o blog e queria divulgar um projeto que lancei no meu. The Burning House, o projeto foi criado por um americano, Foster Huntington, e consiste em tirar uma foto de tudo aquilo que você pegaria caso sua casa estivesse pegando fogo, se lembrando das coisas sentimentais e necessárias também. Eu gostaria de saber se poderia divulgar o projeto em seu blog ou participar no meu enviando a foto como ta escrito na postagem, eu espero que possa ajudar, mas caso não possa, mesmo assim muito obrigada :)
    Clara.

    ResponderExcluir