terça-feira, 3 de novembro de 2015

Amamentação: ordenhando leite


Quando comprei minha "bomba" de ordenhar leite não imaginei que fosse usar tanto!

Como comentei no post que explico a Mamada do Nocaute, ordenho leite diariamente para dar ao meu filho uma mamadeira caprichada antes dele dormir... É uma rotina cansativa e que já perdura há seis meses... Não sei até quando farei isso, mas tudo que envolve o sono do meu filho sempre foi tão dramático que, depois que cheguei nesta solução, pensar em alterá-la me parece mais trabalhoso que ordenhar leite todos os dias.

A bomba que uso é manual da Medela. Quando comprei, optei pelo modelo manual, pois imaginei que usaria pouco e gostaria de ter liberdade de ordenhar independente de qualquer tomada. Logo depois que Gui nasceu ganhei uma bomba elétrica, mas confesso que estou tão habituada à minha que nunca sequer experimentei usar a elétrica.

Acostumei a eu mesma colocar o ritmo da ordenha, sair andando pela casa enquanto "tiro" leite, sentar em qualquer parte da casa, independente de haver ou não tomada... Durante o processo aproveito para ligar para alguém (com fone de ouvido) ou assisto a vídeos e palestras online. No fim, posso dizer que apesar de ser uma rotina meio escravizante, aprendi a aproveitar o tempo em que estou plugada na bomba para espairecer e levo numa boa.

A parte boa disso é que tenho bastante conhecimento do meu corpo e produção de leite. Uma coisa que sempre soube intuitivamente e que com essa rotina ficou clara é que as vezes temos a sensação de que a mama está "vazia", mas o leite "se esconde" e também desce na hora que a mama é estimulada.

Assim, aproveito para finalizar o texto deixando um recado para mamães e futuras mamães que amamentam ou pretendem amamentar: não se deixem impressionar pelo volume de suas mamas, lá dentro tem leite e quanto mais elas são estimuladas, mais leite é produzido...!

E ai?! Alguém afim de compartilhar sua experiência com bombas de ordenhar leite materno? Marcas, modelos, sugestões? Vamos ajudar as mamães e futuras mamães neste tópico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário