sábado, 12 de dezembro de 2015

Como lidar com mudanças e a rotina de bebês

Hoje parei para pensar sobre a minha última semana...


Sábado passado estávamos na fazenda de amigos no interior do Mato Grosso. Domingo foi a nossa última noite em nosso lar em Rondonópolis. Segunda e terça dormimos em hotel. Quarta dormimos metade da noite no hotel e a outra metade estava entre aeroportos e voos. Quinta na casa dos meus pais. Sexta fui a um jantar e meu filho dormiu metade da noite lá e a outra metade na casa dos meus pais. Hoje estou na casa de minha irmã (ele já está dormindo)...

Que tal pra um bebê de 9 meses? 7 ambientes de sono diferentes em 8 dias?  Difícil, hein? Por isso que valorizo tantooooo uma rotina.... Tem fases em minha vida que ela é um bem raro e precioso.

O que eu faço para manter o bebê calmo apesar de tantas mudanças? Rotina de horários. Sonecas sagradas, horário de dormir à noite intocável, horários de todas as refeições organizados, maneira de dar as comidinhas sempre semelhantes, horários de banhos, ritual do sono sempre o mesmo. 

Pra completar: não economizo colo. O bebê em trânsito perde as suas referências. No caso do meu filho a única coisa que nunca mudou em meio a tantas mudanças é a minha presença. Logo, é fundamental estar perto, dar colo e não desdenhar de suas queixas, dizendo que é "manha". Manha se cura com colo, carinho, atenção. Manha é sinal de insegurança. Colo é a maior segurança do bebê... Vicia? Claro que não! Ninguém é "bebê de colo" para sempre, o próprio nome já indica que é uma fase, coisa de bebês. E se amor, carinho e atenção fossem um problema, um vicio perigoso, esse mundo estaria perdido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário