terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

10 dicas para seu filho optar por lanches mais saudáveis


1) Não dê opções que não sejam saudáveis. Simples assim! Na casa dos meus pais era deste jeito e em minha casa também é: você pode até querer comer uma "gordice", mas vai procurar, procurar e desistir, pois não irá encontrar nada.

2) Dê o exemplo! Como você pode querer que seu filho não queira comer doces ou tomar refrigerantes se ele lhe vê (ou alguém dentro de casa) com esse hábito? 

3) Converse sobre o motivo de suas escolhas. Explique porque não bebe refrigerante, porque não compra bolachas recheadas... Mostre na rua a quantidade de pessoas obesas por todas as partes, busque vídeos, textos... Claro que sempre adequando o diálogo à maturidade e capacidade de compreensão do seu filho. 

4) Entenda a diferença de regra e exceção. Exceção é a festa de aniversário, é o dia na semana que vai para a casa da avó... Regra é aquilo que acontece rotineiramente. Mesmo assim, não impede que solicite a esta avó que procure oferecer opções mais saudáveis. Encher o neto de porcaria (envenená-lo) está longe de ser uma prova de amor, pelo contrário... Não impede também que você ofereça uma refeição antes do seu filho ir a um aniversário: se ele estiver com fome comerá 10 brigadeiros, se estiver de barriga cheia na festa, poderá se satisfazer com apenas um ou nenhum.

5) Se seu filho tem facilidade em comprar besteiras na porta da escola, regre a mesada! Eu nunca recebi dinheiro "pro lanche". Tinha à minha disposição uma geladeira e dispensa repletos de opções saudáveis para levar para escola. Quando levava dinheiro pro colégio era para tirar Xerox e sempre tive que prestar contas. Aliás, fazer seu filho prestar contas e procurar se informar sobre com o que gasta sua mesada também é interessante. Se é você quem dá o dinheiro, tem todo o direito de cobrar uma prestação de contas...

6) Não deixe seu filho ir à escola em jejum. Ofereça-o um desjejum reforçado, assim ele não terá uma fome de leão na hora do lanche e ficará satisfeito com algo leve e saudável. Lembro de colegas comendo hambúrgueres gordurosos na porta da escola, umas nove da manhã... Vamos combinar que uma pessoa que comeu um café reforçado 6:30 não tem vontade de comer um hambúrguer às 9:00?

7) Seja criativo! Todo mundo adora novidades, seu filho não é diferente! Variedade é um dos melhores temperos que existem. Se todo dia encontrar as mesmas opções a chance de ter tédio alimentar e desejar novidades fora de casa serão maiores.

8) Facilite, incentive... Lembro que quando era adolescente duas frutas que comia com frequência eram tangerina e banana, pela facilidade de comê-las. Maçã também é super prática, mas nunca fui fã. O que ADORAVA mesmo era quando chegava faminta da escola e encontrava uma salada de frutas, rodelas de abacaxi ou um melão ou melancia picadinhos, prontos para espetar um garfo e comer. Sim, deixar as frutas "no ponto" ajudam muito para que seu filho opte por elas. 

9) Faça psedo-gordices de vez em quando. Prepare picolés ou sacolés de suco de frutas; gelatinas caseiras (de preferência com alga agar-agar); salgados de massa integral e recheios saudáveis; bolos integrais; smoothies; sanduíches; hambúrgueres vegetais caseiros; pipoca... 

10) Cuide da aparência e da organização. Comemos também com os olhos e tudo interfere para que tenhamos maior ou menor prazer em comer no ambiente doméstico. Mantenha a cozinha, a dispensa e a geladeira limpas e organizadas; ponha uma mesa com esmero, incentivando sempre seu filho à sentar para comer; prepare pratos e lanches com capricho. Enfim, todo mundo gosta de se sentir amado e alimentar é uma maneira de demonstrar afeto e cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário