terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

12 opções de sucos saudáveis para quando não existe a possibilidade de tomar um suco natural da fruta

Claro que o ideal é tomar sucos frescos da fruta. Mas, nem sempre é possível e por isso vale a pena ter alguns recursos industrializados. O que não vale é tomar a refresco de saquinho (em pó), refrigerante e esses sucos pseudo-saudáveis, que contém percentuais ínfimos de fruta e o resto de açúcar, corantes e conservantes. Por isso, é sempre bom ficar de olho no rótulo.

Vou listar aqui alguns dos meus favoritos. 

1) Uma opção intermediária entre suco natural e suco industrializado são os sucos feitos de polpas de frutas congeladas. Algumas vezes, quando está na estação de alguma fruta, não consigo dar conta de comê-las antes que estraguem e congelo suas polpas (em pedaços). Duas frutas que acontece isso com frequência é manga e abacate, pois pessoas próximas minhas lá em Salvador tem pés dessas frutas nos seus quintais e mandam um monte lá para casa. Aí guardo aqueles potes no freezer e quando quero bato com água e pronto. A depender da quantidade de água que coloque fica até parecendo um sorvete: uma delícia!


2) Outra opção são as polpas de frutas congeladas comercializadas geralmente em saquinhos de 100ml. O que faço muitas vezes é misturá-las à ingredientes frescos, por exemplo: polpa de goiaba com banana; polpa de açaí com banana; polpa de abacaxi com hortelã fresco; polpa de frutas vermelhas com suco de laranja; polpa de morango com laranja... Ou simplesmente faço o suco da polpa e bato somente com água (açúcar nem pensar). Além das que listei acima, gosto muito das polpa de tangerina, caju, cajá e manga... Na verdade, depende onde esteja. No nordeste as polpas são melhores (e bem mais baratas) do que aqui no Oeste e lá no Sudeste. Mais variedade e mais saborosas (por exemplo, encontra-se polpa de pinha no Nordeste, inexistente em qualquer outra parte do país e uma delícia). Mas como não moro mais no nordeste há algum tempo me satisfaço com o que encontro por aqui...


3) Suco Natural One: sem adição de açúcar (com exceção do suco de limão e talvez mais algum outro, por isso, verifique sempre o rótulo) é um suco que é vendido refrigerado e por isso me passa a ideia de ser algo mais natural mesmo. Além disso, uma vez comprei um que estava com o sabor estranho. Estava dentro do prazo de validade, mas não deve ter sido armazenado direito e por isso estragou. Bom sinal. Se estraga e é perecível é sinal de que sua conservação é feita através de métodos naturais, como a pasteurização e adição de ácidos cítricos, como o limão, por exemplo. Não provei todos os sabores, mas gosto muito do suco de maçã. Tem um que vende numa caixa de papelão, contém quatro litros e uma torneirinha, cujo custo benefício é excelente. 

r-none

4) Sucos do bem. Outra opção de suco sem açúcar e conservantes presente no mercado. Por ter um prazo de validade longo e não ser vendido refrigerado desconfio um pouco dessa marca, mas já comprei algumas vezes. 

5) Suco Green Day: Esta linha também não é refrigerada e tem um prazo de validade longo, assim como os sucos do bem. Não provei todos os sabores, acho que somente o de maçã e o de maçã com pera e achei o gosto sofrível. Mas, como paladar é algo variável, você pode gostar...


6) Suco de maçã da Yakult. Esse é bem antigo, desde à minha infância que está no mercado. Também não contém nem açúcar e nem conservantes. O legal dele é a praticidade, pois vem naquelas embalagens de 200ml com canudinho. Ótimo para levar para picnics, churrascos e eventos fora de casa. Eu levava sempre quando tinha churrasco lá no clube em Rondonópolis, onde o esquema era cada um levar aquilo que iria consumir. Ele é saboroso e seu custo/benefício é bem melhor do que os sucos de 200ml das outras marcas (do bem, Green Day e Natural One), geralmente custa menos de R$2,00 cada unidade.


7) Sucos de maçã engarrafados Rossoni ou São Miguel. Acho esses os mais saboroso de todos, porém não são tão fáceis de achar e são bem mais caros que as opções de sucos de maçã acima. 


8) Sucos da marca Carrefour. Nunca vi aqui no Brasil, até porque nunca morei numa cidade que tivesse Carrefour, mas quando morei na Espanha comprava suco de caixinha de 1L, Lembro que não era caro e era simplesmente delicioso! Então, se você está de viagem marcada ou mora fora: fica a dica!

9) Naked. E já que falei em viagens, não posso deixar de comentar a linha Naked. Uma enorme variedade de sucos sem açúcar que você encontra em qualquer loja de conveniência, farmácia ou delicatessem nos EUA. Deliciosos!


10) Cajuína. Ok, chega de viajar e vamos falar de uma bebida BEEEEM brasileira. Esse é um produto típico do norte/nordeste, mas pode ser encontrada no Brasil nos supermercados Extra. Fora disso nunca vi em outro lugar. Acho que de todos esse é o meu favorito, mas está ficando cada vez mais raro e caro, então não faz parte do meu cotidiano como fez na infância (minha mãe comprava caixas de cajuína).


11) Suco de uva concentrado. Existem diversas marcas presentes no mercado, gosto de escolher sempre as que não contêm nem açúcar, sem conservantes e de preferência orgânicos. A minha marca favorita é o Aliança que produz sucos de uva: tinto, rosê e branco e ainda são orgânicos. 


Outra marca muito boa é o Casa da Madeira. 

Quando não encontro essas, compro das marcas: Sinuelo, Campo Largo e atualmente um de produção local daqui do MT, Melina. Nenhum desses três é orgânico, mas pelo menos não contêm nem açúcar e nem conservantes.

12) Em Minas, frequentemente os restaurantes (e principalmente os pares) não ofereciam nenhuma destas opções e menos ainda sucos frescos ou de polpa. Era terrível. Acho que é por isso que o pessoal lá é tão cervejeiro: quem decide deixar de tomar refrigerante não encontra praticamente outra opção além de água e cerveja. O que fazia muito nos tempos que morei em BH era pedir água com gás e um copinho daqueles de cachaça com sumo de limão. Para uns é azedo demais, eu pessoalmente adoro. Nada contra água, mas é meio sem graça sair e beber só agua, especialmente quando todo mundo na mesa está bebendo algo (normalmente alcoólico). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário