segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

5 chás para todos os gostos, estações e momentos

Nesta foto: chá de Jasmin

Sábado à noite postei a foto de um chá que eu amo lá no Instagram e como teve uma repercussão grande resolvi trazer o tema aqui pro blog.

Tenho o hábito de beber chá desde pequena e adoro, mesmo quando estou em lugares de climas quentes. 

Os chás além de serem bebidas deliciosas, têm, muitas vezes, propriedades terapêuticas. Chás diferentes requerem ocasioneis igualmente distintas e são tão variados que dificilmente não haverá pelo menos um que lhe agrade.

Difícil dizer quais os meus chás prediletos, mas vou fazer uma pequena lista de alguns que amo e que carregam características únicas e completamente diferentes entre si: um feito de folhas e talos secos; outro de cereais; outro de cascas de frutas; outro de flores e o último de ervas frescas. 

Se você ainda não incorporou este hábito saudável e saboroso à sua rotina pode começar com alguma dessas opções: aposto que pelo menos uma irá agradar... Só não vale acrescentar açúcar, que além de ser nada saudável, irá mascarar completamentechás a sutileza desses iguarias líquidas.

1) Banchá: um clássico para todas as horas. Feito com as folhas e talinhos do famoso "Chá Verde", o Banchá tem sabor mais suave, sendo adequado para qualquer momento do dia. Adapta-se bem à climas diferentes e dá para tomar diariamente sem risco de enjoar. Puro ou associado à outros ingredientes como o shoyu, o umeboshi e o kuzu, pode ser usado terapeuticamente para tratar alguns tipos de dor-de-cabeça e problemas digestivos. 

2) Chá de cereal tostado: postei a receita do chá de cevada tostada em junho de 2014 aqui no blog e comentei que pode ser feito também com arroz integral. Esse é um chá que pode ser ingerido sem restrição, também de sabor suave. Bom para aquecer o corpo em lugares de clima mais frio, trazendo uma sensação de conforto e bem-estar.

3) Chá de casca de abacaxi: esse é um chá cuja base é uma fruta tropical e portanto, ideal para ser tomado em lugares de climas quentes ou no verão. Além de ser ecologicamente correto, por aproveitar a casca do abacaxi (previamente higienizada) é um chá prá lá de refrescante, que pode ser tomado quente ou gelado. Seu sabor pode variar ao ser combinado com alguns ingredientes como: canela em pau, gengibre, cravo, casca de maçã, ameixa seca ou gotas de limão fresco. 



4) Chá de Jasmin: este chá torna-se ainda mais especial quando feito à partir da flor inteira do Jasmin. São bolas secas que em contato com a água quente brotam magicamente no formato de uma flor. Um chá aromático, suave e delicioso. Tão delicado que merece ser servido em porcelanas especiais. Acompanha muito bem sobremesas e lanches durante o dia, sendo perfeito para o clima da primavera.

5) Chá de capim-limão: mais um chá de sabor único, marcante e refrescante. Excelente para lugares quentes e de clima tropical, sendo super aromático.




Nenhum comentário:

Postar um comentário