terça-feira, 1 de março de 2016

Introdução da alimentação complementar, passo a passo. Parte 01:primeiras papinhas.



Amamentei cinco meses exclusivos, quando percebi que por mais que meu filho secasse minhas mamas, ele ainda ficava com fome. Como não queria complementar com fórmula iniciei a introdução alimentar dele com papinhas de fruta: 1x ao dia, aos 5 meses e uma semana. 

No início eram pequenas porções apenas aumentando o intervalo das mamadas matinais. Por exemplo: ele sempre mamou às 6:00 e depois às 9:00, quando comecei a introduzir as frutinhas foi às 8:00 da manhã, alterando a mamada das 9:00 para 10:00. Desta maneira dava tempo de minha mama encher mais e ele não ficava com fome pois, no turno da manhã, acabava se alimentando à cada duas horas. Assim:
6:00 - Mamada
8:00 - Fruta
10:00 - Mamada
12:00 - Mamada.

No turno da tarde, os horários continuaram inalterados (já tinha o costume de amamentar com intervalos mais curtos para "encher o tanque" do bebê antes dele dormir (sempre às 19:00).
15:00 - Mamada
17:00 - Mamada 
19:00 - Mamada

Sobre as frutas, as primeiras foram: maçã, pera, laranja lima, lima, água de côco, mamão e banana da terra cozida. Como repetia cada fruta por dois dias seguidos, após duas semanas tinha esgotado as frutas que escolhi dar nesse início (não quis dar melancia e melão por achar indigestos) e nenhuma fruta ácida/cítrica por considerar muito forte.

É isso, vamos com calma, pois este tema é longo e cheio de detalhes. Hoje compartilhei como organizei o esquema de horários e as escolhas das frutas para a introdução alimentar. Como viram, ter uma rotina de horários de mamadas (e não adotar a livre demanda) me ajudou muito a organizar esses horários, me dando maior segurança no processo. 

Amanhã escreverei sobre a maneira de oferecer essas frutas, bem como as quantidades e sua progressão até chegar ao ponto em que a mamada das 9:00 da manhã foi totalmente substituída. 

Lembrando: seu bebê mamou exclusivo por seis meses (no meu caso, cinco meses), tenha calma com a introdução da alimentação complementar. Ele não precisa fazer essa mudança de forma brusca... Devagar é que se chega longe! Boa sorte e conte com o meu apoio! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário