domingo, 28 de fevereiro de 2016

Educação Musical, Leitura Partilhada e Inglês para bebês

Não sou de assistir TV, mas tenho tentado acompanhar o The Voice Kids (pela internet, pois posso assistir no dia/hora que quiser e não tem comerciais) e estou amando. Acho que qualquer coisa que envolva música me emociona, tanto que já sugeri vários filmes com essa temática aqui no blog (no Tag: Filmes para Beijar o Padeiro).

Nem preciso dizer que Educação Musical é uma das minhas preocupações na criação de meu filho, né? Se você tem esta mesma preocupação, não pode deixar de ler este artigo. http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/como-introduzir-seus-filhos-corretamente-no-universo-da-musica/?inf_contact_key=47736f2ec6bf7f1d44fbb886802baf5dd2eb291b4e10294b505b0b50b8579210

Estava doida para colocar Gui em algum tipo de aula de iniciação musical mas onde moro só à partir dos 5 anos. Fiquei feliz ao ler esse texto e descobrir que intuitivamente ando dando os primeiros passos para a educação musical dele de forma adequada.

Quando era beeeeem pequeno escutava muito Enya. Com menos de um mês era capaz de ficar uns 40 minutos quietinho, prestando atenção à música. Além disso, ficava regendo com os dedinhos, como quem quisesse acompanhar o ritmo da música (preciso achar um vídeo desses no meu backup para postar aqui). Quando está na casa do avô tem o privilégio de escutar bastante violão (meu pai passa o tempo que está em casa tocando). 

Como aqui nem eu e nem meu marido tocamos instrumentos, só nos sobra apelar para CDs, vídeos e canto. Uma coisa que gosto de fazer é colocá-lo para escutar musicas em inglês. 

Como viajamos muito de carro é um dos principais recursos que uso para entretê-lo: cantar. Impressionante como acalma e acho que o fato de ser em inglês ainda ajuda pelo fato de que é um idioma diferente ao que está habituado a escutar. Tenho a impressão que ele fica quietinho tentando decifrar o que estou falando. 

O mesmo ocorre quando leio historinhas para ele em inglês. Presta mais atenção do que quando é em português. Como tenho poucos livros infantis em inglês, pego os que tenho e vou meio que fazendo uma tradução simultânea. O mais importante é a intonação e a dramatização ao contar a história. 

Gosto muito de intercalar com músicas no meio das histórias, por exemplo: se estou lendo uma historinha e surge uma imagem de um pato, faço uma pausa, canto a musiquinha dos "Five Little Ducks", depois continuo com a história. Não é assim que são feitos os musicais e óperas? Enfim, não li isso em lugar nenhum, mas tenho feito e acho que dá certo. Ele se mantém entretido na atividade de leitura partilhada, ela se prolonga e ainda acrescento uma atividade musical na atividade de leitura...

Sobre o inglês, mesmo que o seu inglês não seja fluente e sua pronúncia perfeita, seu bebê não tem senso crítico nenhum para avaliar isso. Acho que vale a pena investir na ideia, é uma maneira, inclusive de treinar o idioma.

É isso aí, espero que tenham gostado desta dica e que funcionem com vocês... Acho uma boa maneira de estimular o gosto pelos livros, treinar o ouvido musical e a percepção de outro idioma. Beijos e bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário