quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Proteína não é um alimento é um macronutriente



Sabem uma coisa que me irrita? Essa mania, inclusive de nutricionistas, de chamar comida de proteína.


O que tem no prato? Arroz, feijão, proteína, salada... Acabei de ler uma dessas no blog de uma nutricionista da moda. 

Não nos alimentamos nem de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e nem de micronutrientes (vitaminas e minerais) e sim de alimentos. Aí vem alguém que mal sabe a definição de uma lipídio dizer que vai comer um pedaço de salmão por causa do ômega 3. Sabe a sensação de que as pessoas estão ouvindo o galo cantar e não sabem aonde?

Quer comer um pedaço de salmão? Coma por que gosta. Porque acha nutritivo. Aposto que o que menos vai encontrar ali é ômega 3, pois os que achamos por aqui são criados em cativeiro e cheios de corantes, sendo um dos fatores que propicia a presença de ômega 3 neste peixe o fato de ser originalmente de águas profundas do mar bem gelado (como na costa chilena, por exemplo).

Voltando à proteína... Vai comer um pedaço de peixe, frango, carne ou ovo na refeição? Chame pelo nome! Esses alimentos não são cápsulas protéicas, apenas estão classificados como alimentos ricos em proteína, assim como são ricos em ferro e outros nutrientes e ninguém anda por aí dizendo que vai comer uma porção de ferro.

Enfim, acho legal que as pessoas tenham consciência da pirâmide alimentar, conheçam os grupos alimentares, mas por favor, especialmente os profissionais da área de nutrição: comida é comida, nutriente é nutriente! 

Falar que vai comer uma porção de proteína é o mesmo que um engenheiro dizer que vai construir um tijolo, quando na verdade irá construir uma parede. Sim, a mesma coisa! O tijolo é apenas uma parcela (significativa, porém uma parcela) da parede: ainda tem o cimento, o reboco, a massa corrida, a tinta... Igualzinho às carnes e ovos: contém proteínas, minerais, vitaminas, gorduras...

É isso aí, vamos melhorar esse hábito equivocado. A língua portuguesa agradece!

Um comentário: