sexta-feira, 25 de março de 2016

Como fazer seus filhos não exagerarem no chocolate na Páscoa?


Páscoa para muita gente é sinônimo de chocolate. Para mim nunca foi. Na infância era alérgica tanto a cacau quanto à proteína do leite de vaca. Logo, chocolate era uma mistura bombástica para mim. 

Cresci sem comer chocolate e sem traumas. Acho que o principal fator era que simplesmente não havia chocolate lá em casa, apesar de meu pai e minha irmã nunca terem tido nenhuma proibição de comer (minha mãe não come chocolate há mais de 35 anos, pois tem enxaqueca se comer).

Estou compartilhando minha experiência para dar uma dica a pais e mães com filhos que têm alguma intolerância ou que simplesmente não querem que seus filhos comam ou exagerem nos doces. 

A melhor maneira de ensinar (ou não ensinar) um hábito é através do exemplo. E se você tem dó de um filho alérgico, ficar comendo algo que ele não pode (especialmente se ele já tiver provado e gostar) é uma tortura. 

Sempre escuto pais dizendo que querem que seus filhos tenham hábitos alimentares saudáveis e muitos deles enchem a geladeira de guloseimas nada saudáveis, comendo esse tipo de coisa na frente deles sempre. Assim fica difícil. Exemplo é tudo! 

Ah, sempre existe a opção de buscar substitutos mais saudáveis ou que imitem ovos de chocolate. Basta ter criatividade para inovar.

Outra dica interessante é buscar atividades que desatrelem o feriado aos tais ovos de chocolate. Podem ser atividades artísticas, pintando coelhos e fazendo ovinhos de galinha decorados, por exemplo! E se a pessoa for religiosa mostrando o significado bíblico do feriado. 

Não custa avisar aos padrinhos, tios e avós de sua intenção de não encher seu filho de doces. Se quiserem presentear, peça que deem roupinhas temáticas (de coelho ou cenouras), orelhinhas de coelhos, livrinhos com historinhas temáticas, cartões ou qualquer outra coisa que represente a data. Vamos combinar que os ovos são enormes e se seu filho ganhar um de cada avó e mais um da dinda é chocolate demais, né?! 

Meus pais sempre avisaram a todos que não era para darem ovos e sempre respeitaram. Ganhávamos outros presentes... Eu lembro que adorava música e sempre ganhei CDs na páscoa. Meu pai escondia pela casa e a caça aos ovos era uma caça aos CDs (meus e de minha irmã). Foi assim que completei minhas discografias de Beatles e Pink Floyd aos 15 anos, ganhando CDs, um a um, nos aniversários, Natais, dias das crianças e Páscoas. Sempre haverá algo que seu filho deseje mais que um chocolate para propor uma troca! 

Boa sorte e uma páscoa light e saudável para você e sua família! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário