domingo, 6 de março de 2016

Risoto de arroz negro, camarão, quiabo, couve-flor e castanhas-do-Pará


Amo arroz negro. Ontem fiz um risoto com ingredientes que tinha em casa e a escolha foi de acordo com as cores, texturas e sabores. Ficou TOP! 

Ingredientes:
3 xícaras de arroz negro 
5 xícaras e 1/3 de água 
20 castanhas do Pará 
Salsinha picada à gosto 
Sal marinho à gosto 
Azeite de oliva à gosto 
3 dentes de alho
1/2 cebola picada 
12 quiabos
200g de camarão 
1xicara de couve-flor em pedaços 

Preparo:
Deixar as castanhas de molho por 10 minutos em água filtrada com um pouco de sal. Escorrer a água e cortar em pedaços estilo "palitinho". Tostar numa frigideira até ficar dourado e crocante. Reservar.

Em uma panela de pressão adicionar o arroz, a água e o sal. Deixar cozinhar em fogo alto até pegar a pressão. Diminuir o fogo para o mínimo (entre o alto e o desligado) e deixar cozinhar por 40 minutos. Desligar e deixar a pressão sair naturalmente.

Refogar a cebola e o alho no azeite. Colocar o quiabo cortado em pedaços de mais ou menos 1cm e mexer para tirar a baba. Depois acrescentar a couve-flor, refogando até ficar al dente. Por fim, mistura o camarão e a salsinha mexendo até o camarão mudar de cor (leva menos de cinco minutos e se passar do ponto fica borrachudo).

Depois é só misturar as castanhas, o arroz e os legumes, regar no azeite de oliva e servir! Bom apetite! 

Obs: Fica uma delícia na versão vegetariana também, basta fazer sem o camarão. Ontem fiz com camarão, pois o maridão estava reclamando que não fazia nada com camarão há muito tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário